fbpx

Meia 92

sábado, 18 de maio de 2024

Você Sabia que pode ser um Herói???

sangue

Sim, a doação de sangue é um ato de amor e solidariedade, que pode salvar inúmeras vidas, o que torna o doador um verdadeiro herói. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 3,3 milhões de bolsas de sangue são coletadas anualmente, mas ainda há uma enorme necessidade de doadores regularmente. Em média, um hospital necessita de 450 doações diárias para atender sua demanda de pacientes. Para conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue, é fundamental entender a importância desse ato, quem pode doar e como é feita a coleta.

Doar sangue é um procedimento simples e seguro. Antes do procedimento, o doador passa por uma triagem clínica para avaliar sua saúde. Depois, é feita a coleta, que dura em torno de dez minutos, e o doador é orientado a manter repouso por 15 minutos, se alimentar e se hidratar adequadamente para que seu corpo possa se recuperar. Para contribuir com a doação de sangue, você precisa estar com boa saúde, não estar gripado ou ter doenças infecciosas, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50kg. É importante trazer um documento original com foto na hora da doação.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é um dos países que mais precisa de doação de sangue no mundo. Em uma pesquisa realizada pela entidade, o país apresenta uma taxa de doação de sangue de 1,6%, o que é considerado insuficiente. A OMS recomenda que cada país tenha entre 3 e 5% de sua população doando sangue regularmente.

O Sangue doado é restaurado rapidamente pelo organismo, não irá fazer falta, além disso, um doador pode ajudar até quatro pessoas com sua doação, já que o sangue é separado em diferentes componentes, como plaquetas, hemácias e plasma. Esses componentes são usados em tratamentos de diversas doenças, como anemias, câncer e acidentes.

Existem algumas campanhas promovidas pelo Ministério da Saúde para aumentar a conscientização da doação de sangue, como Junho Vermelho e a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue,  em novembro . Além disso, existem vários bancos de sangue no país, que você pode encontrar no site do Ministério da Saúde.

Doar sangue é seguro, rápido e não dói. Além disso, é uma chance de ser um Herói, Salvar vidas e fazer a diferença no mundo.

Referências:

–  Pereima RSMR, Reibnitz KS, Martini JG, Nitschke RG. Doação de sangue: solidariedade mecânica versus solidariedade orgânica Reflexão. Ver. Bras. Enferm. 63 (2) • Abr 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/4ZVBbjGTpGczVVq5JVGkzCR/?lang=pt

– BRASIL. Ministério da Saúde. Sistema Nacional de Hemovigilância. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/fiscalizacao-e-monitoramento/hemovigilancia/sistema-nacional Acesso em: 22 ago. 2021.

– ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Disponível em: https://www.who.int/. Acesso em: 22 ago. 2021.

– SOUZA, K.L.; ALMEIDA, D.S.; SALLES, J.R. et al. Captação de doadores de sangue de primeira vez em um hemocentro no Rio de Janeiro, Brasil. Ver. Bras. Hematol. Hemoter., São Paulo, v. 34, n. 5, p. 334-340, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-84842012000500007. Acesso em: 22 ago. 2021.

Prof e Enf. Silmara Cristina de Azevedo e Azevedo

Especialista em Auditoria em Serviços de Saúde

Pós-Graduada em Formação de Docentes para o Ensino Superior

Pós-Graduada em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família

Especializando em Enfermagem em Saúde da Mulher

 

Conteúdo Relacionado