fbpx

Meia 92

sábado, 2 de março de 2024

Trabalha fora? Confira 4 dicas para te ajudar na rotina de organização da casa

Maria-Brasileira--Divulgac-#807a-#771o--4-

A rotina de quem trabalha fora de casa é, em sua maioria, desgastante e pode se tornar ainda mais para quem também tem a organização da casa como uma responsabilidade. Como a opção de uma ajudante em casa todos os dias da semana não é viável para grande parte da população, algumas estratégias de organização podem auxiliar na manutenção diária e evitar acúmulos para que os dias de descanso não sejam completamente dedicados à faxina.

Valdir Camargo, especialista em limpeza da Maria Brasileira, maior rede de limpeza residencial e empresarial do país, listou algumas dicas muito úteis para ajudar a rotina de limpeza e não sobrecarregar.

Cronograma semanal

Definir uma ordem de limpeza é essencial para manter a organização. Você pode criar um cronograma de limpeza para sua casa. Anote quais são as limpezas diárias e “Separe um tempo do dia para um cômodo ou atividade mais detalhada. Por exemplo, segunda-feira para lavar as roupas ou terça-feira para os quartos. Dessa forma, seguindo uma lista com o que precisa ser feito, você tem a garantia de que todos os ambientes foram limpos na semana, as necessidades ficam mais visíveis e as soluções também”, afirma o profissional.

Limpeza diária rápida

Com o cronograma em mãos é só começar. “Dedique alguns minutos todos os dias para fazer uma limpeza rápida em áreas-chave da casa, como a cozinha e o banheiro. Lave os pratos imediatamente após as refeições, limpe as superfícies de trabalho e o fogão, e dê uma rápida organizada no banheiro e faça uma varrição nas áreas de circulação da  casa. Assim, esses pequenos esforços diários evitarão que a sujeira se acumule e tornarão a limpeza geral mais fácil”, destaca.

Regra dos 15 minutos

Manter a casa organizada facilitará a limpeza. Por isso, separe 15 minutos do seu dia para dar uma ordem geral. “Antes de dormir, reserve esse tempo para guardar tudo o que estiver fora do seu lugar. Passe pelos cômodos e veja tudo o que está visivelmente fora do lugar. Isso facilitará na organização pré-estabelecida para o outro dia ao acordar, além de facilitar na busca por objetos, já que estão em seus devidos lugares”, explica o especialista.

Limpeza especializada

A ajuda profissional pode ser uma saída. “Seja mensal ou quinzenalmente, uma limpeza profissional pode ajudar muito na manutenção diária. Essa super faxina pode ser feita na casa toda e mantida com as técnicas de organização e higienização diárias já listadas”, completa Valdir.

Conteúdo Relacionado