fbpx

Meia 92

sábado, 15 de junho de 2024

Pederneiras inaugura consultório veterinário gratuito

pet

Com capacidade para atender até 300 animais por mês, a 23ª unidade entregue pelo Governo SP oferece consultas, exames de sangue e procedimentos para cães e gatos

A partir deste mês, a população de Pederneiras, município a 320 quilômetros da capital, passa a contar com um consultório veterinário, gratuito, para os seus cães e gatos. Com capacidade para atender até 300 animais por mês, a unidade, que faz parte do programa Meu Pet, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), oferecerá consultas clínicas, exames laboratoriais, serviços de orientação, vacinação, procedimentos veterinários, tratamentos ambulatoriais e adoção responsável.

O consultório veterinário de Pederneiras possui uma estrutura de 60 m², montada a partir de quatro contêineres encaixados, seguindo um formato modular. O investimento do Estado para implantação foi de R$ 385 mil. “Queremos proporcionar políticas públicas de qualidade para toda a população, bem como o bem-estar animal. Com o programa Meu Pet, conseguimos tornar o atendimento veterinário acessível, além de estimular a infraestrutura e a geração de emprego local”, destaca Natália Resende, secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).

A viabilização do programa se dá por meio de parcerias com os municípios. Nos convênios com as prefeituras, o Governo de São Paulo fica encarregado de construir e equipar as unidades de atendimento veterinário, que são transferidos para a gestão municipal, responsável pelo custeio dos recursos humanos e dos insumos necessários aos serviços veterinários.

Esse é o 23º consultório em funcionamento. Além de Pederneiras, há unidades nas cidades de Araçariguama, Areias, Capela do Alto, Casa Branca, Holambra, Ibaté, Igarapava, Iperó, Jarinu, Monte Alto, Nazaré Paulista, Pedreira, Piracaia, Potim, Promissão, Santa Branca, Santa Cruz das Palmeiras, São Pedro, Serra Negra, Serrana, Socorro e Tremembé.

Expansão

O Meu Pet faz parte do eixo de Biodiversidade, do Plano Estadual do Meio Ambiente, lançado no último dia 05 de junho. A expectativa é que sejam investidos R$ 96,5 milhões em seis novas clínicas e 91 consultórios veterinários, até 2026.

Além dos consultórios, o programa conta com as clínicas, em alvenaria, implantadas em uma área construída de 600 metros quadrados. Estas unidades oferecem consultas, exames laboratoriais, exames de raio-x e ultrassom, medicações e curativos, cirurgias, castração, internação, vacinação, serviços de orientação, atendimento de urgência e emergência, espaço pet, adoção responsável. As cidades de Votuporanga e Araçatuba já contam com essa opção.

Conteúdo Relacionado