fbpx

Meia 92

sábado, 18 de maio de 2024

Música para ler e ouvir

f3bb6e5e-40ec-4c5a-a059-fb6db728202a

“Uma outra história das músicas”, frase que dá título ao livro do músico José Miguel Wisnik, foi a inspiração de Claudia Parra, doutora em Letras e entusiasta da pesquisa musical, para a criação do “Cultura Sonora”, projeto com página no instagram (@cultsonora), já com quase 10k de seguidores, que surgiu com a proposta de difundir a cultura musical ao falar e pensar sobre música e as reflexões que surgem a partir da escuta de canções e suas histórias.

Cláudia Parra

O leitor, talvez, possa se perguntar: mas o que mais uma página sobre música pode trazer de diferente? Sem adotar um caráter didático, as postagens mexem com o nosso imaginário e despertam algo que é singular em cada um de nós: a curiosidade. De forma eclética e plural, nos são apresentados os diversos ritmos musicais, do samba ao jazz, a poesia de Brecht, a biografia de artistas, os festivais, a história do vinil, projetos que unem leituras musicadas, performance e projeções visuais. Pequenas pílulas que nos convidam a querer saber mais: 50 jazz para ouvir ou conhecer (com músicas conhecidas e outras nem tanto), música para ler – escritores, jornalistas e a produção musical no Brasil, as mulheres do jazz brasileiro e o projeto jazz na Kombi. O que Claudia Parra propõe é um convite para ir além da redoma digital. Certamente, a formação da idealizadora da página, que vem das Letras, faz com que a Literatura seja uma ferramenta primordial para pensar a Música.

WME 2023

E para pensar a música em suas mais diversas formas de expressão, Claudia Parra conduz com maestria lives que dão voz a artistas, músicos, produtores e performers. Já passaram por lá: a cantora Annalu, o músico Mark Lambert, a cantora e pesquisadora musical Lívia Nolla, dentre outros. Na página, você também encontra playlists dos mais variados estilos Pop-Rock, Brasilidades e Jazz/Blues/Soul para ouvidos atentos. Além do livro História & Música – História cultural da música popular, de Marcos Napolitano.

O mais recente projeto da Cultura Sonora é o curso gratuito e online sobre Música Popular Brasileira: da Bossa Nova à Tropicália, que será ministrado pela própria Claudia Parra, além de Cléber Sberni Júnior (doutor em História e Cultura Social pela UNESP-Franca) e Eduardo F.C. da Cruz (mestre em História Social pela UNESP-Franca). O curso acontece nos dias 8, 15 e 19 de agosto pela plataforma Google Meets. Informações: culturasonora@outlook.com.  Estão sendo oferecidas 20 vagas.

Mais do que uma página de música, Cultura Sonora, pensa a cultura, tateando como propõe Visnik, o som e o sentido.

Veja: @culturasonora

Ouça: Episódio disponível no Spotify @projetoentreelas.

Leia: linktr.ee/culturasonora

 

 

Patrizia Corsetto é jornalista, radialista e psicanalista

e assina a coluna de cultura semanalmente.

Conteúdo Relacionado