fbpx

Meia 92

sábado, 15 de junho de 2024

Museu do Futebol e ONU Mulheres fazem parceria para cobertura da Copa do Mundo Feminina

museu

Conteúdos postados nas redes sociais serão como uma atualização da exposição Rainhas de Copas, em cartaz no Museu, em São Paulo

A Copa do Mundo de Futebol Feminina da FIFA 2023 será realizada de 20 de julho a 20 de agosto na Austrália e na Nova Zelândia. Em busca de seu primeiro título, a #SeleçãoFeminina está no Grupo F, ao lado de França, Jamaica e Panamá. Durante esse período, ONU Mulheres e Museu do Futebol unirão forças em uma campanha conjunta para promover a competição e dar visibilidade para as mulheres do futebol, trazendo curiosidades, histórias e informações sobre a Copa e as atletas.

A campanha vai funcionar como uma continuação em tempo real da exposição Rainhas de Copas, que está em cartaz no Museu, e que conta justamente a história dos Mundiais de mulheres. Assim, as redes sociais das duas instituições vão compartilhar dados e informações disponíveis na exposição e atualizadas com o que rolar na Austrália e Nova Zelândia. O foco a ação são curiosidades e acontecimentos que mostrem como a modalidade está em 2023 – mais do que placares e resultados dos jogos. A Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia é apenas a nona edição do torneio de futebol feminino, que foi criado pela FIFA em 1991. Acompanhe os perfis do @museudofutebol e da @onumulheresbr.

ONU Mulheres, entidade das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero, tem atribuído prioridade estratégica a programas e ações que usam o esporte como ferramenta para a promoção dos direitos humanos desde 2015. Em 2023, a entidade iniciou uma nova fase da parceria com o Comitê Olímpico Internacional (COI), a iniciativa “Igualdade de Gênero por meio do Esporte”, que tem como meta desenvolver a capacidade de meninas e mulheres de usarem suas vozes para defender seus direitos usando o esporte como meio, além de aumentar a capacidade do Estado e das organizações do ecossistema esportivo e social para formular, implementar e monitorar políticas, leis e estratégias para a igualdade de gênero no esporte.

O Museu do Futebol, localizado no estádio do Pacaembu, em São Paulo, é referência nacional em pesquisa sobre o futebol de mulheres no país. Instituição da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo, já realizou diversas exposições e eventos para promover a modalidade, e atualmente exibe a exposição Rainhas de Copas, que relembra a história dos Mundiais e celebra as conquistas e lutas das futebolistas que participaram das edições anteriores.

 

PATROCINADORES E PARCEIROS

Museu do Futebol  – Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e já recebeu mais de quatro milhões de visitantes. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura. É um museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.

A Temporada 2023 do Museu do Futebol conta com o patrocínio máster do Banco Bmg. São patrocinadores: Goodyear, Rede, Sabesp e Farmacêutica EMS. Conta ainda com o apoio do Mercado Livre e com as empresas parceiras Evonik Brasil e Banco Safra. São parceiros por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Braskem, Pinheiro Neto Advogados e TCL. Revista Piauí, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize, JCDecaux e Helloo são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Rainhas de Copas fica em cartaz até 27 de agosto e conta com o Patrocínio Máster do Banco Bmg, com o Patrocínio da Goodyear, da Rede e da Sabesp; e com o Apoio da Farmacêutica EMS e do Mercado Livre – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

Foto –  Ciete Silvério.

Conteúdo Relacionado