fbpx

Meia 92

sábado, 18 de maio de 2024

5 dicas para não errar na hora de mandar o currículo pelo WhatsApp

alertas-vagas-abc-whatsapp-grupos-600x330

Os brasileiros são os que mais utilizam redes sociais para buscar emprego na América Latina. Segundo pesquisa da Page Outsourcing, 72% da população recorre a canais como Whatsapp e Facebook na hora de se candidatar. Dentre os entrevistados, 61% afirmam que algumas vagas são divulgadas apenas nesses meios, por isso a preferência. Um dos canais mais acessados do mundo, com mais de 1,5 bilhão de usuários ativos mensalmente.

Nesse cenário, o Whatsapp é o canal preferido de 76% dos jovens que buscam colocação profissional, mostrou estudo do portal Trabalhando.com. Já existem, inclusive, plataformas especializadas como o App Trampolim que permite filtrar vagas que possuem candidatura exclusiva via Whatsapp.

Apesar desse comportamento, alguns profissionais ainda têm dúvidas sobre como conduzir uma conversa com o recrutador no Whatsapp. Dados apontam que a falta de postura e boa comunicação, além de erros de português, desclassificam até 83,5% dos candidatos em seleções.

“Hoje o Whatsapp é um canal direto para comunicação entre profissionais e empresas. Entretanto, por ser associado a um canal informal, muitas pessoas têm dificuldade de adaptar a linguagem. É um desafio tanto para quem contrata como para quem busca emprego, pois todos os detalhes estão sendo avaliados desde o primeiro contato”, observa Bruno Rizzato, diretor do app Trampolim.

Afinal, como se apresentar? Como enviar o currículo? Pode mandar áudio e emoji? O especialista Bruno Rizzato esclarece as dúvidas mais comuns e dá dicas para ter sucesso no processo seletivo via Whatsapp.

1 – Antes de tudo, apresente-se

Uma boa primeira impressão é essencial quando o intuito é conquistar a atenção do recrutador. Comece se apresentando com uma mensagem simples e formal que contenha uma saudação, a explicação de onde a vaga e contato do recrutador foram encontrados e o motivo do interesse. Mantenha sempre um tom de voz educado e respeitoso em toda a mensagem: Por exemplo: Olá, encontrei a vaga em ‘tal lugar’ e acredito atender aos critérios desejados. Estou enviando meu currículo abaixo e estou à disposição para uma entrevista ou caso queira tirar alguma dúvida. Agradeço desde já!

2 – Capriche no currículo (e no formato)

Seu currículo deve conter cabeçalho com nome e informações de contato, além de formação, histórico profissional e habilidades relacionadas ao cargo de interesse. Na hora do envio, opte pelo formato de PDF, documento fechado que evita edições e são fáceis de serem baixados. Nomeie o arquivo com o seu nome e sobrenome para facilitar a identificação do recrutador. Exemplo: CV João da Silva.

“Outra coisa importante é evitar colocar seu endereço exato no documento do currículo. Para evitar problemas com vagas falsas ou golpes, opte pelo bairro, cidade e estado, sem informar a rua ou o número de sua residência. Evite também enviar fotos e documentos pessoais por whatsapp antes de uma proposta formal de trabalho e total confiança na empresa.” Reforça Rizzato

3 – Tenha cuidado com áudios

Ao prezar pela formalidade, dê preferência para mensagens escritas. Mensagens de voz podem causar má impressão, portanto envie áudio apenas se for um pedido do recrutador – salvo em casos de pessoas que têm dificuldade em escrever ou pouca familiaridade com ferramentas digitais.

4 – Evite usar emojis e revise sua mensagem 

Usar emojis inapropriados ou de forma exagerada pode prejudicar sua imagem profissional perante a empresa. O uso junto ao nome de contato pode te infantilizar ou demonstrar falta de seriedade com o processo. Sendo assim, tente evitá-los. Quanto a revisão, cuidado com os erros de gramática, ortografia e uso de pontuação.

5 – Escolha bem a sua foto de perfil

Também é importante escolher bem a foto do seu perfil, para que não haja constrangimentos e confusões. Busque usar fotos suas, evitando usar imagens de personagens ou de outras pessoas. É importante que o recrutador consiga te identificar, por isso escolha fotos de rosto e com pouca edição.

“Por mais que o whatsapp seja uma rede pessoal, a partir do momento em que se usa ele para enviar um currículo, por exemplo, é preciso tomar mais  cuidado com a imagem a ser passada.” Finaliza Bruno.

Conteúdo Relacionado