fbpx

Meia 92

sexta-feira, 1 de março de 2024

Higiene bucal reforçada garante a diversão nas festas juninas!

1000-F-434730570-8UCkkwA7ug9JM9M0F3G3M1wTfr7EUuQS

CROSP alerta que o consumo de pratos típicos, especialmente doces, pode contribuir para a formação de cárie

As festas juninas já começaram e, entre as muitas tradições da época, destacam-se as bebidas e comidas típicas que aquecem as noites mais frias de junho. Ficar longe de delícias como bolos, doces de milho, de abóbora e de amendoim, além de alimentos duros como o milho de pipoca, entre outros, é quase impossível. Contudo, os cuidados com a saúde bucal não podem ser deixados de lado. Ao contrário, exigem atenção especial nessas ocasiões.

 

A Cirurgiã-Dentista e membro da Câmara Técnica de Periodontia do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Dra. Vivian Noronha Novaes, alerta que o consumo dos pratos típicos, especialmente doces, pode contribuir para a formação de cárie.

 

De acordo com ela, é válido ter atenção especial durante a higienização quando ocorre o aumento do consumo de alimentos açucarados, em especial doces caramelizados como a maçã do amor ou pegajosos como o pé de moleque.

 

“Esses alimentos costumam deixar resíduos com uma grande quantidade de açúcar grudados nos dentes. O açúcar favorece o acúmulo de placa bacteriana e aumenta o risco de cárie. Portanto, é importante se certificar que foi feita a remoção de todo o resíduo desses alimentos durante a escovação”, alerta.

 

Cuidados para quem usa aparelho  

 

Quem usa aparelho ortodôntico fixo ou possui restaurações provisórias deve evitar consumir alguns tipos de doces, pois, segundo a Dra. Vivian, mastigar alimentos duros ou pegajosos pode levar a fraturas das restaurações provisórias ou até mesmo do próprio dente. Além disso, os alimentos pegajosos tendem a grudar em grande quantidade nos bráquetes dos aparelhos ortodônticos, causando uma enorme dificuldade na higienização.

 

Por fim, a Cirurgiã-Dentista informa que, embora o consumo de guloseimas não seja adequado para a saúde bucal e deva ser evitado, quando consumido ocasionalmente e com moderação, geralmente não representa um grande problema.

 

“Para curtir com tranquilidade os festejos juninos, é importante cuidar da higiene bucal adequadamente, como escovar os dentes após comer alimentos açucarados ou pegajosos, usar fio dental diariamente e visitar regularmente o seu Cirurgião-Dentista”, orienta.

 

 

Sobre o CROSP

 O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) é uma Autarquia Federal dotada de personalidade jurídica e de direito público com a finalidade de fiscalizar e supervisionar a ética profissional em todo o Estado de São Paulo, cabendo-lhe zelar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente. Hoje, o CROSP conta com mais de 170 mil profissionais inscritos.

Além dos Cirurgiões-Dentistas, o CROSP detém competência também para fiscalizar o exercício profissional e a conduta ética dos Auxiliares em Saúde Bucal (ASB), Técnicos em Saúde Bucal (TSB), Auxiliares em Prótese Dentária (APD) e Técnicos em Prótese Dentária (TPD).

Mais informações: CROSP – Conselho Regional de Odontologia de São Paulo

Conteúdo Relacionado