fbpx

Meia 92

sábado, 18 de maio de 2024

VIDA BILÍNGUE – Plataformas de cursos online são opção para agregar conhecimento

56aeabf6-8de4-46de-bac7-323a9b22863a

São dezenas, centenas, ou poderíamos dizer milhares de plataformas online nos dias de hoje. E oferecem muita coisa, muitos cursos. Alguns mais simplificados, outros mais complexos, enfim tem de tudo. Mas eu queria focar, nesta coluna de hoje, algumas plataformas que oferecem cursos em outras línguas, especialmente o inglês.

Existem, nessas plataformas, algumas opções para a realização dos cursos. Você pode fazer cursos como ouvinte, ou seja, você acompanha o curso, absorve o conteúdo, mas não recebe certificado (também não precisa fazer nenhum tipo de atividade para entregar). A outra opção é fazer a modalidade paga, daí você vai ter que fazer todas as atividades propostas, no tempo determinado e, tendo performance satisfatória, você vai receber o certificado.

Hoje em dia existem cursos em português também, mas a maioria é nos idiomas inglês e espanhol. Se o interessado domina o inglês ou o espanhol, a gama de cursos aumenta consideravelmente. Além de agregar conhecimento e dar um upgrade no currículo, o participante também estará, por tabela, treinando um outro idioma, claro um idioma que já domine, ou que tenha, pelo menos, o nível intermediário.

Ainda que as aulas online sejam uma realidade que não vai mudar mais, muita gente ainda reluta em se sentar na frente do laptop e disponibilizar seu tempo e atenção a essa modalidade de curso. Focam 100% no presencial. De fato, a modalidade de aula presencial é muito bacana, o contato olho no olho com o professor, a oportunidade de tirar dúvidas na hora são coisas maravilhosas (eu particularmente gosto bastante). Mas a gente tem que analisar a modalidade online (EAD) sob um prisma positivo, agregador eu diria. Imagine que, por plataformas como Coursera ou EdX Education é possível ter aulas com professores de renomadas universidades, dos mais diferentes países, como Estados Unidos, Inglaterra, Israel, Espanha, dentre outros. Muito provavelmente isso seria impossível se a gente ficasse esperando uma oportunidade presencial para realizar tal feito.

Entre EAD e presencial, prefira os dois. Cada uma dessas modalidades abre horizontes com características bastante próprias e, se você for disciplinado e interessado, vai conseguir colher o melhor das duas modalidades.

Minha dica pra você, então, é: seja flex! Quando der, faça presencial. E se só tiver a modalidade online para o seu crescimento, abrace-a! Coursera e EdX Education estão aí pra você explorar ao máximo.

Enjoy!!!

https://www.coursera.org/

https://www.edx.org/

 

Denise Domingues é jornalista, graduada em História

e atua como English teacher desde 2005.

Está no mercado como profissional independente desde 2011.

@teacher_domingues_denise

 

Conteúdo Relacionado