fbpx

Meia 92

sábado, 2 de março de 2024

Saúde mental X atividade física: treinos regulares podem garantir benefícios a longo prazo

Velocity-079

Além de inúmeros benefícios para o corpo, outros atributos são responsáveis pela disseminação e boom da prática de esportes como a bike indoor, que vem conquistando cada vez mais espaço no universo fitness. Por exemplo, o fato da modalidade ser democrática e acessível ao não exigir um alto nível de condicionamento, o que também faz com que seja versátil e muito divertida. Outro ponto é que as aulas, como acontece nos Studios Velocity, são coletivas, possibilitando uma experiência altamente sociável e a criação de comunidades em torno da atividade.

Além disso, a prática de bike indoor de forma regular pode ser um grande aliado para manter a saúde mental em dia. A Diretora Técnica dos Studios Velocity, Ana Paula Simões, dá mais detalhes de como o esporte pode auxiliar nesse processo:

Estímulo sensorial
Nos studios Velocity, as aulas combinam uma playlist cuidadosamente preparada para despertar diferentes sensações e estímulos. Além disso, os instrutores motivam os alunos através de uma orientação diferenciada com frases inspiradoras em sintonia com a música para criar um impacto verdadeiramente transformador nos alunos.

Estar presente na experiência
Evitar o celular durante as aulas, assim como prestar atenção e aproveitar as orientações do professor também são importantes para que a imersão seja completa e para que os pensamentos deixem momentaneamente as preocupações de lado. “Isso ajuda a sentir ao máximo as boas energias coletivas geradas na sala pela música e pelo movimento. Nesse contexto todo, é importante aproveitar todos os elementos da aula, maximizando a experiência,” explica.

Serotonina no ar
Durante as aulas, com o foco voltado para o treino e os estímulos sensoriais que auxiliam na imersão do corpo na atividade, neurotransmissores como a serotonina, responsável pela sensação de satisfação e bem-estar, a dopamina, conhecida como o hormônio da felicidade, e a endorfina, inibidora de estresse e irritação, vão sendo liberados no organismo. Tudo isso aliado à condução inspiracional do professor e ao sentimento de pertencimento ao grupo que está pedalando junto, em sincronia, produz sensações positivas que realmente atuam no gerenciamento do estresse e ansiedade.

Bem-estar contínuo
Logo após o treino, ficam as sensações de bem-estar físico e mental. Os alunos que fazem a aula no período da manhã, por exemplo, usam o momento do treino para iniciar o dia mais alerta e com mais disposição. Aulas à tarde podem auxiliar com o alívio de estresse entre períodos de trabalho mais intensos, permitindo a reconexão com o próprio corpo e a liberação de sentimentos de bem-estar para continuar com as atividades. Já ao final do dia, os treinos podem ser usados para extravasar, promovendo relaxamento e a sensação de prazer, além de poder contribuir com a melhora na qualidade do sono.

É importante ressaltar que para garantir todos esses benefícios a longo prazo e ter uma vida mais saudável é necessário manter a regularidade nos treinos, aliado a uma alimentação balanceada e bons hábitos.

Conteúdo Relacionado