fbpx

Meia 92

sábado, 18 de maio de 2024

Ministério da Saúde define repasse de verba do Piso Salarial da Enfermagem

FDC9063C-2AA3-4C9D-A69A-9D84145C9E14

Nesta sexta-feira (12), o Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial (DO) os critérios para o repasse da verba do piso salarial dos enfermeiros para os municípios, o valor é de mais de 7 bilhões. O decreto foi assinado pelo presidente Lula (PT) após ser aprovado no Congresso Nacional há 6 meses atrás.

O Fundo Nacional de Saúde (FNS) liberou a verba para 5.500 municípios nos 27 estados da federação. Mais de 2 milhões de profissionais da área serão beneficiados com esse aumento. Essa verba vai ser complementar aos gastos do SUS (Sistema Único de Saúde) para ser possível arcar com os custos. Os critérios econômicos e regionais serão decisórios para o repasse da verba.

A ministra da saúde, Nísia Trindade, disse que foi de extrema importância garantir o piso salarial aos enfermeiros. “Creio que a luta de vocês também envolve outras dimensões, como a melhoria do nosso sistema de saúde, que também passa pela valorização do trabalho da categoria, os desafios do financiamento do Sistema Único de Saúde, a melhoria das condições de trabalho. Portanto, tenho certeza que estaremos juntos em muitas dessas frentes”, disse a ministra.

Conteúdo Relacionado