fbpx

Meia 92

sábado, 24 de fevereiro de 2024

Leitura para mães e pais que desejam uma boa noite de sono

LC---Capa-historia-para-maes-dormirem

“Histórias para mães dormirem” coloca em evidência os diversos sentimentos da maternidade, desde as preocupações com as crianças até a saudade dos filhos adultos

Quantas mães ficam acordadas durante as madrugadas, preocupadas com os filhos e sobrecarregadas com as demandas da família? Alzira Souza Umbelino Cardillo escreveu o livro Histórias para mães dormirem para essas mulheres serem acolhidas com narrativas aconchegantes antes de adormecerem e terem uma noite de sono tranquila.

Em 18 contos, a autora dá voz a diferentes perspectivas femininas para mostrar a diversidade dos sentimentos da maternidade. Através de textos curtos e momentos simples, a escritora aborda as frustrações, os medos e as alegrias de ser mãe nas mais variadas fases da vida delas e dos filhos. Também apresenta múltiplos pontos de vista e contextos, das relações familiares no meio urbano até nas cidades do interior.

Em “Aconchego”, por exemplo, uma personagem percebe as grandes diferenças entre duas gerações ao deixar sua filha passear no shopping com os amigos sem a presença de adultos pela primeira vez. No início, a garota sente vergonha das interações amorosas da matriarca, mas depois ambas percebem que esse carinho ainda é necessário em períodos de tensão.

Mais que quando nadava nos rios de menina, Joãozinho. Eu me sinto é flutuando
pelo firmamento com meu rabo de cavalo da meninice jogado para os lados, ao vento,
pertença do criador, Deus meu, feito o astronauta que vi na televisão… Vocês ganharam
a vida pelo mundo afora, mas, quando voltam para casa, como aqui e agora, quem
ganha o universo sou eu. 
(Histórias para mães dormirem, pg. 21)

Já em “Astronauta”, a protagonista fica feliz quando todas as suas crianças, agora adultos com suas próprias carreiras, retornam ao interior em que nasceram para passar um tempo com os pais. Por outro lado, no conto “Bordado”, a escritora destaca como esse distanciamento da família pode acarretar no abandono de memórias e vivências importantes durante o crescimento.

Histórias para mães dormirem é dedicado às mães, mas também é um livro a todos que, ao final do dia, querem se entreter com textos para esquecer os problemas cotidianos. Alzira define: “Os contos são leves, despretensiosos e singelos; são um convite ao descanso e ao repouso; são uma oferta de dose suave e prazerosa de entretenimento e emoção que toda mãe merece experimentar”.

FICHA TÉCNICA

Título: Histórias para mães dormirem
Autor: Alzira Souza Umbelino Cardillo
Editora: Conhecimento
ISBN: 978-65-86529-86-9
Páginas: 90
Preço: R$ 35
Onde comprar: Amazon | Estante Virtual

Sobre a autora: A mineira Alzira Souza Umbelino Cardillo é escritora, cantora lírica e professora formada em Letras, pós-graduada em Leitura e Texto e mestre em Literaturas de Língua Portuguesa. Na música, percorre uma tradição familiar de músicos profissionais, tendo firmado parceria com Belchior e gravado o CD “Alzira Cardillo – Uma Antologia de Belchior”. Na literatura, já publicou três livros individuais: “Mona”, “Interior de Mim” e “Histórias para mães dormirem”. Textos de sua autoria também foram selecionados em concursos como o Prêmio Sesc Brasília de Literatura Infantil Monteiro Lobato, em 2015, e o Prêmio Off Flip, nos anos de 2021 e 2022.

Conteúdo Relacionado