fbpx

Meia 92

sexta-feira, 1 de março de 2024

Fundação Energia e Saneamento promove Oficina de Introdução à preservação do patrimônio cultural

museu-da-energia_ItU

Evento gratuito vai abordar a preservação histórica e cultural, com base na zeladoria e fisiologia do edifício do Museu da Energia de Itu, tombado pelo Condephaat

A Fundação Energia e Saneamento promove a Oficina de Introdução à preservação do patrimônio cultural, com base na Zeladoria e na Fisiologia do Sobrado, sede do Museu da Energia de Itu, no dia 27 de maio, das 10h às 17h. O evento é gratuito, com 40 vagas, e aberto à participação dos interessados, que podem se inscrever neste link. A oficina será coordenada pelo restaurador Antônio Sarasá, fundador do Estúdio Sarasá, especializado em conservação e restauro, e vai abordar a preservação do patrimônio cultural, com base na zeladoria e na fisiologia do sobrado que abriga o Museu da Energia de Itu. O edifício foi construído em 1847 e é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) do Estado de São Paulo.

O evento em Itu vai abordar, entre outros temas, reflexões sobre o patrimônio cultural material e imaterial; política de preservação; diálogo sobre as relações humanas com o patrimônio cultural: edifício construído pelas pessoas, habitado, usado e preservado por pessoas; zeladoria e fisiologia da edificação voltados para a preservação; projetos de conservação e restauro; prospecções arquitetônicas; ensaios práticos, diagnósticos e diretrizes.

A política de leitura e entendimento das produções culturais da humanidade, na perspectiva da zeladoria do patrimônio, busca o despertar da consciência cultural, da apropriação e perpetuação dos valores e da inclusão social. O Estúdio Sarasá desenvolve aulas, cursos, palestras e treinamentos para instituições públicas e privadas, com o objetivo de multiplicar a pedagogia do zelar. Atua no aperfeiçoamento das leituras dos processos de investigação do patrimônio histórico cultural e na divulgação de ações educativas.

A Oficina  é uma ação da Fundação Energia e Saneamento em contrapartida ao Programa de Ação Cultural (ProAC), lei de incentivo à cultura do Estado de São Paulo. A Fundação foi contemplada com o Projeto Executivo de Restauro do sobrado do Museu da Energia de Itu, realizado com recursos do ProAC (edital nº 49/2022). O projeto executivo vai definir, em detalhes técnicos, como deverá ser feita a restauração do edifício. Depois de concluído esse projeto, a Fundação vai buscar recursos para realizar as obras necessárias. Em junho deste ano, ainda há previsão de outro workshop, novas informações serão divulgadas em breve.

Serviço

Oficina de Introdução à preservação do patrimônio cultural, com base na Zeladoria e na Fisiologia do Sobrado sede do Museu da Energia de Itu

Data: 27 de maio

Horário: 10h às 17h

Local: Museu da Energia de Itu,  Rua Paula Souza, 699, Centro. Itu

Nº de vagas disponíveis: 40

Inscrições: https://forms.gle/wLHUtVhJJc7z4oUeA

Ministrante: Antônio Sarasá – Fundador do Estúdio Sarasá

 

Conteúdo Relacionado