fbpx

Meia 92

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Encontro “Desafios da Diversidade na Medicina” discute a representatividade na área da saúde

Portrait of a confident doctor working at a hospital

Evento é aberto ao público e acontece neste sábado, 27, na sede do Grupo Mulheres do Brasil, em São Paulo

Basta entrar em um hospital, seja público ou privado, para se ter uma visão clara do contraste racial que os profissionais de saúde se encontram hoje no Brasil. Segundo dados do Conselho Federal de Medicina, apenas um pouco mais de 3% dos médicos do país são negros.

Para debater a importância da diversidade neste segmento, o Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil promove neste sábado, 27, a partir das 9h30, na sede do Grupo em São Paulo, o encontro “Desafios da Diversidade na Medicina”, que reunirá convidados e convidadas referências na área de saúde para discutirem sobre a importância das equipes multidisciplinares e diversas em todos os setores da carreira médica, além de compartilharem experiências de vida.

Após uma apresentação inicial do Comitê de Igualdade Racial, o evento contará com três painéis de discussão. O primeiro, “Mulheres Negras, suas trajetórias e desafios na carreira médica”, terá a presença das médicas Érica dos Santos (como facilitadora), Joyce Martins, Marimilia Teixeira e Simone Nascimento. O segundo painel, “Equipe multidisciplinar diversa – a importância e impacto nos cuidados e suporte”, será conduzido por Dra. Mell Leocadio – fisioterapeuta, com a presença da enfermeira Regiane Silveira, da farmacêutica médica Dra. Helianay Babrosa e do Educador Físico Paulo Romualdo, representante do Afroamparo. Já o terceiro e último painel, intitulado “Diversidade na gestão da saúde”, trará o médico Fleury Johnson, fundador do Instituto DIS (Diversidade e Inclusão em Saúde) como facilitador, além das participações das médicas Maria Carolina Gomes, diretora de RH do Hospital Oswaldo Cruz, Priscila Zurita, representante do Hospital Albert Einstein, e Gabriela Florez, representante do Hospital Sírio Libanês.

Para Eliane Leite, uma das líderes do Comitê de Igualdade Racial, do Grupo Mulheres do Brasil, essa é uma discussão necessária. “É um evento que vai trazer um outro tipo de debate, não sobre a saúde em si. Dessa vez estamos falando de carreira, de médicos negros, do futuro da medicina, de cota e de como esse cenário veio mudando. Isso traz uma visão bem diferente e de transformação”, explica.

O encontro “Desafios da Diversidade na Medicina” tem entrada gratuita e acontece neste sábado, 27, das 9h30 às 13h30, na sede do Grupo Mulheres do Brasil em São Paulo, localizado na Rua Tomás Carvalhal, 681, no bairro Paraíso, São Paulo. O evento conta com o apoio do Grupo Mulheres do Brasil, do Instituto Mary Adebanke, do Hospital Oswaldo Cruz e da Kobber.

Fotos: Dra. Andrea Gonçalves; Dr. Fleury Johnson; Dra. Simone Nascimento

Conteúdo Relacionado