fbpx

Meia 92

segunda-feira, 20 de maio de 2024

A arte dos corações inspira programação do Dia das Mães em BH

03/05/2022 - BRASIL/ BELO HORIZONTE - BIG HEART PARADE na Praca da Liberdade.
© Washington Alves/Light Press

Big Heart Parade movimenta a Praça da Liberdade com conscientização artística para preservação da Mata Atlântica e se destaca no roteiro gratuito para encher corações e almas de afeto no próximo domingo dedicado às mães

 

A Big Heart Parade conquistou de vez o coração dos mineiros com a artística intervenção urbana conectada à preservação de um dos principais biomas do planeta: a Mata Atlântica.  A exposição reúne 31 esculturas inspiradas em espécies típicas da região, criadas por artistas engajados com a causa ambiental. Pulsando entre as dezenas de obras, o coração assinado pela mineira Yara Tupynambá é um dos destaques da iniciativa que aproxima o público da arte, sensibilizando para a conservação dos recursos naturais do país.

“A Big Heart Parade em prol da Mata Atlântica é um convite à reflexão sobre a importância da Mãe Natureza em nossas vidas. Além de se encantar com as esculturas, em formato de coração, mães e filhos, de todas as gerações, vão ter a oportunidade de se conectar, através da arte, com a riqueza da nossa biodiversidade, tão essencial para a sobrevivência da nossa espécie e de tudo o que nos cerca”, ressalta Catherine Duvignau, CEO da Toptrends, empresa especializada em marketing cultural, responsável pela concepção e realização da exposição.

De acordo com último boletim do Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD) Mata Atlântica, Minas Gerais foi responsável pelo maior desmatamento do bioma em 2022.  “Reduzimos a Mata Atlântica a cerca de 9% do que um dia foi essa enorme floresta no Brasil e, sobretudo nesse momento de crise climática global, é valioso sensibilizar uma das grandes capitais brasileiras, cercada pela Mata Atlântica, sobre a preservação do bioma onde vive a maior parte da população brasileira”, reforça o curador da exposição, Thiago Cóstackz.

A biodiversidade que direciona a edição Mata Atlântica da Big Heart Parade reflete a diversidade e a pluralidade dos artistas especialmente convidados para realçar o ineditismo da exposição. Além da mineira Yara Tupinambá, o grupo reúne Auá Mendes, Bianca Foratori, Coletivo Indígenas do Vale, Enivo, Eva Uviedo, Fétosz, Flip, Franncine de Miranda, Guilherme Kramer, Highraff, Hope, Ignoto, Jae Alves, Ju Amora, Ju Violeta, Karen Dolorez, Kaur-Art, Luna B., Mariana Rodrigues, Nathalia Marszam, Nunca, Possos, Pri Barbosa, Rodrigo Pasarello, Tamikuã Txihi, Thiago Nevs e Viviane Carneiro, além de Thiago Cóstackz, que também assina uma das obras.  O ator Reynaldo Gianecchini, em uma coautoria com a artista plástica Claudia Liz e a jornalista Sônia Bridi, em parceria com o cinegrafista e fotógrafo Paulo Zero, também participam da mostra.

A Big Heart Parade é gratuita e estará aberta à visitação até o dia 31 de maio, na Praça da Liberdade. A realização é da Toptrends, que detém os direitos de realização da Big Heart Parade no Brasil desde 2013, com curadoria do artista plástico multimídia e documentarista, Thiago Cóstackz.  A edição da Big Heart Parade – Mata Atlântica em Belo Horizonte conta com o apoio do Ministério da Cultura e o patrocínio da New Holland Construction, marca pertencente à CNH Industrial, empresa líder do segmento Indústria de Máquinas e Equipamentos Elétricos, que também apoia a exposição.

Antes do encerramento da exposição @bigheartparade, as obras poderão ser adquiridas no leilão beneficente online, que será realizado no dia 29 de maio, em prol do Povo Potiguara Ibirapi do Vale do Ceará-Mirim (RN) e do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas. O projeto S.O.S Terra também recebeu doações de mudas de espécies da Mata Atlântica para realização de ações de reflorestamento junto às escolas públicas, em regiões periféricas da cidade de São Paulo.

Mais informações:

. CoPlayers Comunicação:

Gê Rocha – gerocha@coplayers.com.br

(11) 94177-6066

. Link Comunicação:

Jaqueline da Mata – (31) 98864-1496

Nivia Carvalho – (31) 99769-7451/ (31)99724-0032

Conteúdo Relacionado