fbpx

Meia 92

sexta-feira, 1 de março de 2024

4 benefícios da Inovação tecnológica para as empresas

inovacao-tecnologica-2

O mundo se transforma constantemente e, com isso, as empresas precisam se atualizar para acompanhar o ritmo. Tecnologia e inovação se fazem presentes em tudo o que consumimos: medicina, estudos, redes sociais, lazer etc. No ambiente corporativo não seria diferente.

Para Ricardo Bruno, diretor de inovação e transformação digital da SIS Innov & Tech, empresa de consultoria estratégica de inovação e transformação digital, “esse processo é chamado de Inovação Tecnológica e melhora processos operacionais, produtivos e financeiros, auxiliando no crescimento do negócio”.

Para quem deseja conhecer melhor o processo, o executivo separou alguns benefícios. Confira abaixo:

  • Redução de custos: quando acontece aplicação de inovação e tecnologia nas empresas, os impactos no orçamento e na lucratividade são sentidos diretamente. Em curto prazo, por exemplo, é possível perceber redução de gastos com problemas, manutenções e softwares sem utilidades. “Isso acontece porque, normalmente, as inovações tecnológicas têm como objetivo a redução de custos inúteis, a implantação de recursos que evitam erros ao decorrer dos dias e a otimização e melhor performance dos colaboradores”, diz Ricardo.
  •  Ganho de produtividade: o aumento da produtividade dos colaboradores também é uma das finalidades da Inovação Tecnológica. É possível automatizar o trabalho de forma que eles utilizem suas habilidades e seus conhecimentos para atividades criativas e não percam tempo em atividades que podem ser simplificadas – permitindo que o colaborador foque no que realmente importa. A maioria das implementações inovadoras na área da tecnologia automatiza processos e evita que funcionários tenham que realizar atividades repetitivas, sujeitas a erros. “A mão de obra é utilizada em setores mais estratégicos da empresa, nos quais a cognição, o raciocínio e a sensibilidade, habilidades essas impossíveis, até o momento, para as máquinas, são diferenciais”, afirma Ricardo.

A Inovação Tecnológica também implementa novos regimes de produção, podendo operar em maiores períodos, o que reduz burocracias, diminui consumo de papel, por exemplo, e agiliza processos administrativos.

  • Novos negócios: um exemplo bem comum e que se intensificou no período da pandemia é a implantação do e-commerce. Um negócio que adota esse modelo passa a vender também pela internet e não apenas em lojas físicas. Assim, esse empreendimento amplia o seu leque de possibilidades. Outro ponto de destaque é a expansão territorial já que ao migrar para o online, o empreendedor passa a atender outras regiões, podendo atingir até mesmo outros países. 
  • Reputação: O uso de inovação tecnológica também tem como vantagem a imagem positiva que traz para a empresa, podendo ser utilizada como um argumento para vender mais, fechar mais contratos ou melhorar a reputação da empresa. A transformação digital é uma realidade e ficar de fora dela faz com que a sua empresa seja vista como ultrapassada, abrindo margem para que seus concorrentes se destaquem no mercado. 

Sobre a SIS Innov & Tech

A SIS Innov & Tech é uma consultoria estratégica de Inovação e Transformação Digital que impulsiona negócios, integrando tecnologia, pessoas e processos para melhorar os resultados dos clientes. Desde 2003, combina experiência com tecnologia e humanização, criando e implementando os melhores serviços de tecnologia do mercado para empresas de diferentes segmentos, independentemente de seus portes. Mais informações em: http://www.sisconsultoria.com.br

Conteúdo Relacionado