fbpx

Meia 92

sábado, 24 de fevereiro de 2024

Veja como o cuidado com o corpo e mente são indispensáveis para uma melhor qualidade de vida

Divulgação

A saúde segue sendo o maior motivo de preocupação da população. De acordo com dados divulgados pelo Instituto DataSenado, 26% dos brasileiros apontam pelo terceiro ano consecutivo essa como a principal apreensão. Seja mental ou física, a atenção está cada vez mais latente e o Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, serve como um alerta para cuidados e prevenção com esse bem de valor inegociável. Como ajuda na prevenção, especialistas listam seis dicas de diferentes formas de cuidado com a saúde do corpo.

Atenção aos idosos

Segundo dados do IBGE divulgados em 2022, os idosos representam 14,7% da população brasileira, o que significa 31,23 milhões de pessoas com expectativa de vida de 77 anos. Janaína Rosa, coordenadora técnica da Home Angels, rede de cuidadores de pessoas supervisionadas, aponta para a necessidade de atenção à saúde respiratória, já que as estações em que esse tipo de doença é mais comum estão se aproximando. “Um dos sistemas do corpo humano que mais sofre com as mudanças é o respiratório, já que, com a idade, há perda da capacidade pulmonar e enfraquecimento dos músculos do diafragma, o que aumenta as chances de surgirem problemas como asma, bronquite, pneumonia, enfisema pulmonar, entre outros. A prática de exercícios que estimulem o órgão somado a outros cuidados são alternativas que previnem tais enfermidades. Podemos incluir caminhadas leves, natação e hidroginástica”, destaca Janaína.

 

Cuidados com a saúde bucal na infância

O segredo para ter um sorriso saudável na vida adulta é manter uma rotina de cuidados desde cedo. Isso porque o crescimento e o desenvolvimento dos dentes ocorre na infância, fase em que a criança deve contar com o auxílio dos pais e de um dentista para orientar na prevenção de cáries, inflamações e demais disfunções orais. “Quando a saúde bucal é negligenciada, é possível surgir a gengivite em crianças, um quadro inflamatório que atinge o tecido gengival e é provocado, na maior parte dos casos, por falta de escovação e uso irregular de fio dental. Ela pode ocorrer em crianças que não tenham desenvolvido os dentes de leite, já que o problema afeta o tecido de sustentação dentária. Os principais sintomas são sangramento, vermelhidão, inchaço, pus, desconforto, halitose e dentes amolecidos. Por isso, a higiene bucal deve ser prioridade já entre os pequenos”, afirma Paulo Zahr, fundador e CEO da OdontoCompany.

Dicas para uma alimentação saudável

Uma alimentação saudável é um dos principais pilares para se ter qualidade de vida. “Saber escolher os alimentos é fundamental, pois só assim para deixar a ingestão de ultraprocessados, reduzir carboidratos simples, como açúcar e amido, e apostar em melhores opções ao comer fora de casa, sabendo balancear os diferentes tipos de alimentos. Essas são algumas dicas para ajudar a melhorar a qualidade de vida. No entanto, cada pessoa é única e pode precisar de abordagens diferentes para atingir o equilíbrio e o bem-estar”, indica a Dra. Sylvia Ramuth, Diretora de Suporte Médico do Emagrecentro.

 

Atividade física é uma grande aliada

Atualmente, há uma crescente procura pela prática geral de atividade física, seja para aumentar a disposição, melhorar a estética ou visando a longevidade. As mais indicadas por profissionais da saúde e especialistas são musculação, aulas de funcional e corrida de rua. “Muitos indivíduos nunca treinaram e é neste momento que nós, educadores físicos, os incentivamos, evidenciando os aspectos positivos. Ter disciplina é um dos maiores fatores para conquistar um estilo de vida saudável. Além disso, ir à academia permite se integrar em um ambiente totalmente inclusivo e social para manter a mente e corpo são”, explica Ronaldo Godoi, educador físico e CEO da Red Fitness.

 

Benefícios da drenagem linfática no pós-operatório
A cirurgia plástica exige muitos cuidados no pós-operatório, principalmente para aliviar o inchaço e evitar a fibrose (tecido cicatricial). “A drenagem linfática gera bem-estar, traz benefícios para saúde mental ao proporcionar relaxamento e diminuição do estresse. No pós-cirúrgico, reduz edemas e a retenção de líquidos, além de amenizar a dor e acelerar a recuperação. Para se ter qualidade de vida, é possível investir em várias combinações terapêuticas, mas dentre os benefícios da drenagem está estimular o sistema linfático a eliminar o excesso de fluidos do corpo e, assim, combater toxinas e proporcionar o bom funcionamento do organismo”, diz Luciana Piquet, CEO do SPA Express.

 

Colchão certo como aliado da saúde e bem-estar
É verdade que dormir mal ou em pouca quantidade pode ser prejudicial à saúde, já que o metabolismo do corpo depende desse período de descanso para manter todos os hormônios regulados. Dessa forma, a escolha do colchão é, sem dúvida, essencial para a qualidade de vida, já que tende a diminuir dores e acomodar melhor o corpo, influenciando assim diretamente na noite de sono. Na hora da compra, deve-se levar em consideração o biótipo, o tempo de uso e a qualidade. “Quem dorme de barriga para cima ou para baixo precisa de um colchão firme para manter a coluna alinhada, já quem prefere ficar de lado, o ideal é um modelo mais macio para acomodar ligeiramente o ombro e o quadril na mesma linha do corpo”, explica Jeziel Rodrigues, consultor do sono da Anjos Colchões & Sofás.

Conteúdo Relacionado