fbpx

Meia 92

sábado, 18 de maio de 2024

Jogos que atravessam a barreira do tempo estarão disponíveis para toda a família, na X Mostra Internacional de Cutelaria

WhatsApp-Image-2023-04-05-at-15.51.02

Já pensou em conhecer e brincar com jogos que datam desde 3000 anos antes de Cristo? Ou que surgiram na época renascentista, no início do século XVI?

Em São Paulo, nos dias 15 e 16 de abril acontece a X Mostra Internacional de Cutelaria, com programação para a família inteira, e brincadeiras para crianças a partir de 3 anos.

Além dos mais de 100 expositores artesãos que colocarão à venda suas peças únicas, haverá diversas atrações gratuitas para aproveitar a mostra, como uma grande área com mais de 20 jogos medievais, uma coleção confeccionada em madeira nobre, réplicas fiéis de jogos que foram criados em 3.000 AC. até jogos do século XX, originários de países como França, Inglaterra, Holanda, China e Vietnã.

Um dos jogos disponíveis é o Palet Petanque, que teve origem na França em 1907. Ele é derivado de jogos de Boules que remontam à idade média, à Roma antiga e antes disso à Grécia e ao Egito. Pode ser jogado de 2 a 4 pessoas, onde cada participante jogará um disco de sua cor deslizando-o em direção ao centro do alvo.

Outra opção é o Trou Madame,  surgido no século XVII, durante o reinado de Luis XIV da França, e era usado para entreter as mulheres enquanto os homens jogavam bolas flamencas. A proposta é rolar os discos em direção aos portões e marcar o máximo de pontos possível. Pode ser jogado por 01 ou mais pessoas, e a idade mínima é de 03 anos.

Os mais corajosos podem participar do 3º Campeonato Brasileiro de Combate com Facas valendo o título nacional, onde atletas de artes marciais, ou até mesmo entusiastas, poderão se enfrentar com facas de espuma e borrachaferindo apenas o orgulho do perdedor. 

Para comemorar os dez anos no Brasil, a mostra traz o participante do Desafio Sob Fogo EUA (Forged In Fire), Sam H. Smith, para juntar-se ao time de participantes do programa Desafio Sob Fogo: Brasil e América Latina (History Channel), Sandro Boeck, Marcio Madalosso, Milton RodriguesGerson Bragagnoli, Cleber de Souza Melo e um dos jurados, o argentino Mariano Gugliotta.  Outro destaque é Dionatam Franco, considerado pela American Bladesmith Society, uma das maiores instituições de cutelaria do planeta, o melhor cuteleiro do ano de 2022.

Conteúdo Relacionado