fbpx

Meia 92

terça-feira, 25 de junho de 2024

Evento gratuito sobre educação midiática traz ao Brasil especialistas internacionais renomados a São Paulo em maio

Four,Diverse,Kids,Wear,Facemasks,Sit,At,Table,Use,Wireless

No dia 25 de maio, será realizado o Encontro Internacional de Educação Midiática, no campus Álvaro Alvim da ESPM, das 8h às 17h. O evento gratuito, que será presencial com transmissão ao vivo, reunirá pesquisadores, especialistas e outros atores importantes para discutir ideias inovadoras para apoiar projetos e políticas de educação midiática. As inscrições, que vão até 23 de maio, e a programação completa estão no site do evento. O encontro será aberto ao público em geral, com tradução simultânea, mas voltado em especial a educadores, trabalhadores do terceiro setor, formuladores de políticas públicas e jornalistas.

Entre os nomes já confirmados estão Renee Hobbs, do Media Education Lab (EUA); Michelle Cullia Lipkin, da National Association for Media Literacy Education-NAMLE (EUA); Paolo Celot, da Media Literacy for Active Citizenship-EAVI

(União Europeia); Sofia Peters, do Movilizatorio (Colômbia); Felipe Gouvea, do Youtube (EUA); João Brant, Secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e Debora Garofalo, diretora de Inovação da Multirio vinculada à Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro.

O Encontro Internacional de Educação Midiática é uma parceria entre o Instituto Palavra Aberta, o curso de jornalismo da ESPM e a Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, com cooperação da UNESCO no Brasil, patrocínio do Google e do YouTube e apoio institucional da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca) e entidades do setor de comunicação.

Em um momento em que a educação midiática é foco crescente de atenção,  o objetivo do evento é discutir possibilidades e desafios para uma ampla disseminação das habilidades midiáticas por toda a sociedade, observando exemplos internacionais, discutindo o papel do poder público e apontando boas práticas para a implantação da educação midiática em espaços educativos formais e não-formais.

A programação do evento será composta por  palestras, conferências e debates com transmissão, além de quatro rodas de conversa temáticas, que acontecerão simultaneamente e apenas no modo presencial, nas quais os participantes poderão interagir e se conectar a temas como: educação midiática na prática; educação midiática e participação cidadã; educação midiática e jornalismo, e o que as tecnologias podem fazer pela educação midiática.

 

Informações gerais

Quando: 25 de maio de 2023, a partir das 8h

Local: ESPM São Paulo – Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana, São Paulo – SP

Organizadores: Instituto Palavra Aberta, Jornalismo ESPM e Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil

Patrocínio: Google e YouTube

Cooperação: Unesco

Apoio Institucional: Jeduca

Apoio: ANER, ABAP, ANJ e ABERT

Inscrições: até 23 de maio, no linkhttps://bit.ly/encontrointernacionaleducacaomidiatica

Conteúdo Relacionado