fbpx

Meia 92

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Dia Nacional do Livro Infantil: 10 indicações para presentear as crianças

unnamed (9)

As sugestões atravessam assuntos importantes, como o respeito à diversidade, o enfrentamento de momentos tristes e a saúde emocional dos meninos

Se você quer incentivar o hábito da leitura nas crianças, o Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado neste 18 de abril, é uma boa data para presenteá-las. Na lista abaixo, há livros que agradam todos os públicos e tratam de temas diversos. Algumas obras, por exemplo, mostram como lidar com situações tristes e sentimentos negativos. Outras brincam com as palavras para estimular o vocabulário dos pequenos. Confira todas as sugestões:

O Menino que não sabia ler

Neste livro, Mariana Caltabiano apresenta a história de um menino que inicia a sua jornada no aprendizado da leitura. No começo, ler se torna um grande desafio para ele, que começa a fugir das palavras. Mas, após encontrar com um mestre de caratê, o protagonista descobre que precisa de tempo, paciência e persistência para juntar as letrinhas.

(Autora: Mariana Caltabiano | Onde encontrar: Amazon)

 

O Cabelo de Joyce e o Espírito Santo

A partir de uma conversa singela entre pai e filha, o escritor Esau McCaulley propõe um diálogo sobre a autoestima das crianças negras, a importância da representatividade e o papel da Bíblia na aceitação das diferenças. Para o autor, a diversidade é a imagem e semelhança de Deus – por isso, ele ensina o público infantil a respeitar a própria identidade.

(Autor: Esau McCaulley | Editora: Quitanda | Onde encontrar: Editora Quitanda)

 

A linda história da Letra A

A leitura começa em casa. Pais, avós, outros parentes e amigos, ainda antes dos professores e da escola, aproximam as crianças dos livros. Nesse cativante volume de Deonísio Silva, o vovô conversa com seu neto sobre o boi e lhe conta como o animal serviu de inspiração para a letra A. A obra faz parte de uma coleção que conta as histórias de cada letra do alfabeto.

(Autor: Deonísio Silva | Onde encontrar: Amazon)

 

O fantástico significado da palavra significado

Uma menina atravessa um momento difícil e de grande frustração. Um dia, ela recebe um misterioso livro, guardado há décadas por um avô desconhecido. As páginas lançam-na em uma surpreendente história dentro da história. A cada novo significado que encontra na leitura, percebe a necessidade de colocar o coração no dia de hoje.

(Autor: Eduardo Zugaib | Onde encontrar: Amazon)

 

A lua caiu

Era uma vez uma menina tão pequena quanto a perna da Dona Aranha. Toda noite, ela trabalhava em sua horta. Até que um dia, ouviu-se um som ensurdecedor. Oh, não! A lua caiu! E bem em cima dos legumes, verduras e flores da garota. E agora? Escrito e ilustrado por Irena Freitas, uma das autoras de destaque da literatura infantil contemporânea, A lua caiu é uma narrativa fantástica sobre pequenos grandes desastres e amizades inesperadas.

(Autora: Irena Freitas | Editora: VR | Onde encontrar: Amazon)

 

Feira Feroz

Feira feroz é uma parceria de Adriana Fernandes e Daniel Kondo. Desta vez, os dois convidam os leitores para uma brincadeira de inventar palavras misturando bichos e vegetais. O que será que vai dar? A partir disso, os autores mostram como criar novos vocábulos e provocam no leitor a vontade de fazer suas próprias combinações.

(Autores: Adriana Fernandes e Daniel Kondo | Editora: VR | Onde encontrar: Amazon)

 

O menino que entrou dentro de si mesmo

Livro conta a história de um garotinho que, cansado de ser triste, decide entrar no próprio coração para desvendar seus problemas. Cauteloso, ele confronta os medos e todos os sentimentos ruins e, assim, torna-se uma pessoa mais alegre e otimista. Arnaldo Vicente, psicólogo especialista em Terapia Cognitiva Comportamental, ensina sobre lidar de forma leve com as frustrações.

(Autor: Arnaldo Vicente | Editora: Caminho Suave | Onde encontrar: Amazon)

 

O educado do Eduardo

Ah, como Eduardo é querido! Todo mundo quer ser amigo dele. Todo adulto elogia esse garoto. O que será que ele tem de tão especial? Descubra neste livro o poder da gentileza. Da mesma autora de Cocô, Xixi e Pum, Maíra Lot Micales apresenta a história de um menino que encanta por sua educação, gratidão, gentileza e amizade. O livro conta ainda com um guia da gentileza escrito pela empresária e ícone da moda brasileira, Constanza Pascolato.

(Autora: Maíra Lot Micales | Editora: Caminho Suave | Onde encontrar: Amazon)

 

Eu só quero brincar

Cadu não entende o motivo de o seu pai proibi-lo de brincar com Malu. Assustado, e na tentativa de compreender o porquê disso, o pequeno recorre à sua mãe, que irá propor uma reflexão. Com uma linguagem inclusiva e acolhedora, Luana Menezes provoca a reflexão sobre o papel social quanto à liberdade de expressão, principalmente na educação de garotos. Uma obra que contribui para que meninos exerçam a sensibilidade de forma plena, cuidando, assim, da saúde emocional deles.

(Autora: Luana Menezes | Editora: Literare Books International | Onde encontrar: Amazon)

 

A Corina e o Corona

Corina é uma menina quer perdeu a avó, que tanto admirava para a Covid-19. Ao tentar aprender mais sobre a pandemia, ela tem um sonho onde encontra o vírus personificado e, por meio de diálogos em cenários cheios de referências a literatura e às artes cênicas, eles discorrem, de forma simples e informal, sobre os aprendizados da pandemia. Trata de temas como saúde, educação, cultura, desigualdade social e meio-ambiente, entre outros.

(Autora: Isabela Castello | Editora: Maré | Link de venda: Americanas)

 

Conteúdo Relacionado