fbpx

Meia 92

domingo, 3 de março de 2024

Conheça o GPS da Saúde: Descubra os pilares seis que guiam você para uma vida plena e saudável

hermes-rivera-Ww8eQWjMJWk-unsplash

A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu a saúde como algo além da boa disposição do corpo e da mente, e inclui na definição o bem-estar social. Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina, são seis os pilares que devem ser considerados essenciais para a manutenção: sono, atividade física, nutrição, controle de toxicidade, estresse e relacionamentos.

Logo, percebe-se que apenas a ausência de doenças não é o suficiente para desfrutar de um bom estado físico. A saúde depende de vários aspectos: o equilíbrio dentro do indivíduo, sua qualidade de vida, estar próximo das pessoas que ama, rede de suporte, realizar sonhos, ter segurança física, emocional e financeira.

“A saúde está diretamente relacionada com a capacidade de suprir as necessidades, e se satisfazer com a vida. Os pilares fortalecem uns aos outros e se influenciam”, explica Alessandra Feltre, nutricionista da Puravida.

Entre os destaques, segundo a especialista, está a qualidade do sono: essencial para manutenção das funções do organismo. As alterações metabólicas causadas pelo sono restrito impactam em outros pilares, trazendo desequilíbrio como as alterações de apetite que interferem na escolha dos alimentos, baixa disposição e maior dificuldade no gerenciamento do estresse.

“Estudos indicam que indivíduos que dormem pouco ou tem má qualidade no sono, podem ganhar mais peso, por causa do desejo de consumo de alimentos hipercalóricos. A qualidade do sono está associada a dois comportamentos endócrinos paralelos capazes de alterar a satisfação alimentar, como a diminuição do hormônio que sinaliza a saciedade, a leptina e o aumento do hormônio que sinaliza a fome, a grelina”, explica Alessandra Feltre.

A privação do sono modifica também o eixo responsável pela regulação do cortisol, alterando o metabolismo da glicose e pode promover resistência à insulina, o que influencia a leptina, cujos níveis mais baixos resultam numa cascata de eventos, como maior preferência por doces, ansiedade, alterações de humor, irritação e apatia.

“Por conta desses mecanismos, os indivíduos nessa situação apresentam uma preferência pelo consumo de alimentos de paladar mais agradável, mas que normalmente tem baixa densidade de nutrientes e maior quantidade de açúcar e gordura. Uma dieta saudável com todos os nutrientes necessários, é um fator chave para prevenção, controle e tratamento de doenças crônicas e saúde mental”, acrescenta Alessandra.

Já a atividade física é elemento importante para promoção da saúde, sendo parte do tratamento não farmacológico de diversas doenças, refletindo na melhora da cognição e redução do estresse, além de ser um suporte para tratamento da depressão.

“O exercício atua nos neurotransmissores promovendo satisfação. Recentemente a OMS subiu para até 300 minutos o tempo de atividades físicas semanais para combater os riscos do sedentarismo. As diretrizes anteriores, de 2010, sugeriam 150 minutos”, diz Alessandra Feltre.

Esse conteúdo está disponível no curso “Mapa da Saúde” que faz parte das dezenas de cursos do Puravida PRIME, a plataforma de conhecimento em saúde, bem-estar e longevidade da Puravida. Ao assinar o serviço, é possível evoluir sua saúde em diversos aspectos através do conhecimento e acesso a conteúdos de forma rápida e ágil. As aulas têm duração média de 12 minutos e, além das aulas em vídeo, o serviço dispõe de materiais ilustrados, como e-books e,infográficos para auxiliar no aprendizado além de um canal para comunicação chamado “Fale com a nutri” onde o assinante poderá tirar dúvidas com uma equipe de nutricionistas, especializada e treinada para apoiar o assinante na trilha de conhecimento, facilitando a aplicação prática e o aprendizado. O Puravida PRIME é compatível com qualquer dispositivo e pode ser acessado diretamente pelo site: https://www.puravidaprime.com.br/.

Sobre a Puravida: 

A Puravida é uma empresa brasileira de produtos naturais, que nasceu com o propósito de facilitar um estilo de vida saudável e a prática do cuidado da saúde como um projeto de longo prazo. O portfólio da Puravida é composto por mais de 200 produtos obtidos de maneira sustentável, entre alimentos naturais, suplementos concentrados e nutrientes fundamentais para que qualquer pessoa, mesmo a mais ocupada, possa introduzir qualidade em sua nutrição, rituais diários e cuidados pessoais.

Conteúdo Relacionado