fbpx

Meia 92

sexta-feira, 1 de março de 2024

Casais que buscam mais liberdade impulsionam mercado de motorhomes

R (9)

Quem pensava que com a diminuição dos casos graves de Covid as pessoas deixariam de investir nas casas sobre rodas, os famosos motorhomes, se enganou. A procura pelos veículos recreativos só cresce entre os brasileiros, principalmente entre os casais na faixa etária entre 45 a 65 anos, segundo aponta os dados de tendências de mercado da Estrella Mobil. Uma das grandes motivações desse público tem sido a liberdade.

Segundo o Ministério do Turismo (MTur) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a tendência de viagens de lazer e a procura por motorhomes ou trailers se manteve e o número de acampamentos turísticos registrados no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) também foi maior.

Na fábrica da Estrella Mobil, localizada em Santa Branca (SP), houve um crescimento de 25% nas vendas, desde janeiro, comparado ao mesmo período do ano passado. A empresa, que produzia uma média de 8 motorhomes por ano antes da pandemia, hoje tem meta de entregar 70 até o final de 2023.

“Diferentemente dos Estados Unidos e da Europa, onde compra-se esse tipo de veículo em concessionárias, já com modelos pré-estabelecidos, o Brasil sai na frente quando o assunto é personalização. Aqui as pessoas optam por customizar a casa e escolhem cada item com muito cuidado”, conta Julio Lemos, cofundador da Estrella.

O casal Pablo Rodrigo Jacinto, 46 anos, e Karina Palla, 43 anos, é um exemplo de quem compra com maior atenção à customização. A família, que mora atualmente em São Paulo, fará uma expedição pelo mundo que começará ainda esse ano pelo litoral nordestino e norte do Brasil. O veículo escolhido pelo casal para ser o novo lar é o modelo Sirius, versão de expedição da Sprinter, em uma carroceria de divinycell, bem resistente e com propriedade térmica e chassi reforçado.

“Pensamos em um veleiro, de início, mas optamos por aproveitar a oportunidade para ter a nossa casa, customizada, com a nossa cara. Pesquisamos 23 fabricantes de motorhome dentro e fora do Brasil e falamos com famílias que já tinham vivido a experiência. Encontramos então na Estrella Mobil a opção com o melhor em tecnologia e qualidade”, conta Pablo.

Para quem viaja pelo Brasil, existem alguns roteiros preferidos, em especial nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A questão de estrutura de apoio aos caravanistas é um dos fatores principais na hora de escolher o destino.

“Temos hoje um grande diferencial em oferecer acessórios de segurança aos nossos clientes, como travas, câmeras de monitoramento, sistema de alarme, rastreamento, acessórios e instalações. Além disso, apresentamos um sistema ainda raro no mundo, desenvolvido com exclusividade para quem busca a autonomia do veículo: o Kit Starlight. Com ele, é possível tornar o motorhome 100% autônomo energeticamente”, explica Lemos.

“Estaremos em família e com duas crianças pequenas e para nós é fundamental autonomia e segurança, porque vamos viajar para muitos lugares e não necessariamente ficaremos em camping. Ter autonomia com tecnologia, nos proporciona não depender dos lugares, especialmente com o Kit Starlight, mais os sistemas que dispensa o gás e de reuso de água. Além disso, temos a segurança pela qualidade das marcas, reconhecidas internacionalmente, que oferecem botão antipânico, cofres, gavetas falsas e isolamento da cabine para traslado marítimo, por exemplo”, conclui Pablo.

Conteúdo Relacionado