fbpx

Meia 92

sábado, 15 de junho de 2024

Shopping na zona Norte de São Paulo trata 2,5 milhões de litros de esgoto ao mês

DCIM100MEDIADJI_0011.JPG

Além do ganho ambiental para a região, o Cantareira Norte Shopping gera

economia mensal de mais de dois milhões de litros de água potável

Cantareira Norte Shopping irá completar sete anos na zona Norte da capital paulista, e se tornou um importante centro de compras e lazer na região. Hoje, é um dos poucos empreendimentos na cidade de São Paulo que possui sistema hídrico autossuficiente com capacidade para tratar cerca de 2,5 milhões de litros de esgoto por mês.

No projeto arquitetônico do shopping, a solução sustentável teve um custo de implementação de cerca de R$ 4,3 milhões para poder oferecer esse enorme ganho tanto para o empreendimento comercial, que economiza mais de dois milhões em água potável mensalmente, quanto para a região, já que o Cantareira Norte Shopping não utiliza nenhuma gota de água do Sistema Cantareira, responsável por abastecer a região.

Para a depuração, o sistema capta toda a água utilizada nos sanitários e lojas de alimentação, a armazena em um reservatório da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), onde ela passa por processos químicos e biológicos de purificação, retornando quatro horas depois como água de reuso para ser novamente utilizada na irrigação de jardins e em descargas.

Já a água potável do shopping é proveniente de um poço artesiano e armazenada em dois tanques de 250 mil litros cada, o que totaliza 500 mil litros de água. A média diária de consumo varia entre 70 e 75 mil litros.

“Desde o início do projeto, o nosso shopping teve a preocupação de criar um modelo com soluções sustentáveis que gerassem economia de água e evitassem o desperdício. Além disso, esse projeto tem um impacto ambiental e social, não utilizando água do sistema Cantareira, que passa a ser relevante principalmente nesse momento de crise hídrica, e a nossa contribuição para a sociedade é não utilizar essa água deixando para a população e evitando o desperdício”, afirma Humberto Moreira, superintendente do Cantareira Norte Shopping.

A medida adotada pelo empreendimento é tão importante para o meio ambiente que o inseriu dentro das estatísticas divulgadas pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) em seu Relatório de Sustentabilidade, que apresenta dados importantes sobre o segmento. Nele, os últimos índices divulgados mostram que 18,6 bilhões de litros de água por ano são tratados pelos shopping centers, o equivalente a 620 piscinas olímpicas por mês. E de reuso, o número chega a 6,6 bilhões de litros de água por ano, o que é proporcional a 220 piscinas olímpicas por mês.

Conteúdo Relacionado