fbpx

Meia 92

sexta-feira, 1 de março de 2024

Japan House São Paulo recebe a mostra “Design Museum Japan: investigando o design japonês” sobre histórias do design japonês

15052632-EF1E-40F6-BC57-DBB4047019C9

Oito criadores japoneses de diferentes áreas de atuação terão suas pesquisas reunidas na mostra “Dsign Museum Japan: investigando o design japonês” na Japan House São Paulo, de 28 de março a 11 de junho. Por trás de cada uma das investigações estão experiências e histórias coletadas em sete províncias japonesas, visitadas pelos criadores de destaque internacional como Akira Minagawa, Reiko Sudo, Tetsuya Mizuguchi, Tsuyoshi Tane, Kenya Hara, Koichiro Tsujikawa, Kumiko Inui e Kumihiki Morinaga. Organizada pela NHK, emissora pública do Japão, juntamente com a NHK Promotions e NHK Educational, empresas do grupo, a mostra faz parte do projeto de itinerância global da Japan House, iniciando em São Paulo, seguindo para Los Angeles e Londres, na sequência.

 

“Quando pensamos na cultura nipônica, uma das primeiras referências que surgem é o design, porém não há hoje um museu dedicado exclusivamente a este assunto no Japão. Nesse sentido, essa exposição cumpre um papel importante de reunir diferentes itens presentes no cotidiano do japonês a partir do olhar desses renomados criadores, que muito diz a respeito de aspectos atemporais da vida local, da paisagem, da história de diferentes regiões do país, mostrando que basta um olhar curioso para encontrar o design em quase tudo o que nos cerca. A ideia é que a Design Museum Japan possa crescer e mais províncias e ‘tesouros do design’ sejam contemplados com o tempo”, explica a produtora-chefe da NHK, Kyoko Kuramori, responsável pela mostra na JHSP.

 

Para Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da Japan House São Paulo, “as histórias trazidas nesta exposição são uma descoberta de riquezas da cultura e do cotidiano japonês pela ótica de grandes artistas. O conceito da Design Museum Japan é muito criativo e pode ser uma importante fonte de inspiração no Brasil. Temos em comum um vasto campo de produção nessa área e pessoas extremamente criativas que não necessariamente são conhecidas por um grande público ou mesmo reconhecidas como designers. Promover o reconhecimento e principalmente a percepção do design no cotidiano é uma forma de valorizar nossa produção local e encontrar beleza ao nosso redor, o que é sempre uma boa lição a se aprender. Além disso, a oportunidade de descobrir esses tesouros escondidos no Japão é realmente única”. A maioria dos criadores, inclusive, já foi tema de mostras individuais ou teve seu trabalho exposto na JHSP, como é o caso de Reiko Sudo, Akira Minagawa, Kunihiko Morinaga, Kenya Hara e Tsuyoshi Tane, esse último inclusive assina a expografia da mostra.

 

Além dos espaços dedicados a cada uma das pesquisas, com direito a vídeos sobre os processos de investigação produzidos especialmente pela NHK, o público também poderá acessar uma coleção de títulos sobre os criadores e os temas que abordam. Por fim, a mostra conta com uma seção interativa, onde o visitante é convidado a deixar suas impressões sobre “o que é o design para você?” e contribuir com exemplos presentes no cotidiano brasileiro e que podem ser considerados verdadeiros “tesouros” de cada região do país.

 

Para aprofundar o tema da exposição, a JHSP oferecerá em sua programação paralela uma série de eventos, inclusive com a produtora chefe da NHK Educational Kyoko Kuramoto e arquiteto Tsuyoshi Tane. Dentro do programa JHSP Acessível, a exposição “Design Museum Japan: investigando o design japonês” conta com recursos táteis, audiodescrição e de Libras.

Conteúdo Relacionado