fbpx

Meia 92

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Governo de Joe Biden estuda projeto que pode banir o TikTok dos EUA

8C94CD47-3F19-4AF4-B14F-9B07D89B0021

Será que pode ser o fim de uma era? O porta-voz da Casa Branca, John Kirby, anunciou que os Estados Unidos apoiaram o projeto de lei “Restrict Act”, o qual pode conceder ao presidente Joe Biden novos poderes para lidar com ameaças tecnológicas estrangeiras, incluindo a possibilidade de proibir o aplicativo TikTok no país.

A rede social é, atualmente, propriedade da Byte Dance – empresa de tecnologia que tem a sua origem na China- e possui mais de 100 milhões de usuários americanos.

O Comitê de Investimento Estrangeiro dos Estados Unidos (CFIUS), liderado pelo Tesouro americano, exigiu que os proprietários chineses do TikTok vendessem suas ações, ameaçando um possível banimento do aplicativo de vídeo nos Estados Unidos. O governo americano teme que os dados dos usuários possam ser repassados ao governo chinês.

Essa medida é a mais recente de uma série de ações tomadas pelas autoridades e legisladores americanos contra o TikTok. Além disso, o país também está considerando a possibilidade de apoiar uma legislação que daria ao governo novos poderes para proibir o uso de tecnologias estrangeiras se representassem ameaças à segurança nacional.

O conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, elogiou o projeto de lei bipartidário, afirmando que reforçaria a capacidade de lidar com riscos discretos apresentados por transações individuais e riscos sistêmicos apresentados por certas classes de transações envolvendo países de interesse em setores tecnológicos sensíveis.

Conteúdo Relacionado