fbpx

Meia 92

sexta-feira, 14 de junho de 2024

Terremoto de magnitude 7,8 deixa mais de 1.600 mortos na Turquia e na Síria

Terremoto Credito R7

Um terremoto de magnitude 7,8 com epicentro na Turquia, que também atingiu a Síria, causou mais de 1.600 mortes na manhã de hoje.

  • Na Turquia, o saldo de vítimas está em 1.014 mortos e 5.385 feridos, segundo último balanço do presidente do país, Recep Erdogan.
  • Ao menos 2.800 prédios ficaram destruídos e buscas por vítimas soterradas continuam.
  • Já na Síria são pelo menos 592 mortos e 1.089 feridos, de acordo com a agência estatal Sana.
  • A maior parte dos mortos está nas cidades de Aleppo, Hama, Latakia e Tartus, muito atingidas pela guerra no país, que começou em 2011.

Horas depois do primeiro terremoto, um tremor secundário de magnitude 7,6 atingiu o sudeste da Turquia — a 4 km ao sul da cidade de Ekinozu, em Kahramanmaras, região mais atingida pelo primeiro terremoto. Na região, um repórter que fazia uma transmissão ao vivo correu para escapar de um desabamento e acabou salvando uma criança.

A informação foi confirmada por autoridades turcas, mas o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) fala em magnitude de 7,5, às 13h24 no horário local (7h24 no horário de Brasília).

Moradores das províncias de Dohuk e Mosul, no Iraque, afirmaram ter sentido “um leve tremor” na região, segundo a Al Jazeera.

Fonte: UOL

Conteúdo Relacionado