fbpx

Meia 92

sexta-feira, 1 de março de 2024

Mês de Aniversário do Facebook: Veja a influência do FB no avanço da convergência midiática

Crédito Unsplash_

Neste mês de fevereiro comemora-se a criação do Facebook em alusão ao tema: “Dia do Amigo do Facebook”, no dia 04 de fevereiro, para celebrar a fundação da rede e homenagear os “amigos virtuais” que se conectam. E quando se fala em conexão, a convergência midiática é um dos termos que fazem com que as empresas se envolvam mais no mundo digital. Conforme a tecnologia avança, a linha entre a vida real e a digital estão mais próximas.  A convergência é o resultado de avanços técnicos em diversos setores da indústria, cultural e sociais, impactando de forma significativa a forma que empresas se comunicam com os grupos de indivíduos que têm interesse, a partir de vários canais de comunicação.

Umas dessas formas de comunicar é através do uso das redes sociais, como por exemplo, no Facebook, conhecida como a rede social mais popular do mundo. De acordo com o relatório Digital 2021, o Facebook foi a terceira rede social mais acessada no início de 2022 pelos brasileiros. Além disso, a plataforma segue sendo uma das mais utilizadas em todo o mundo, com mais de 2,9 bilhões de contas ativas.

Segundo Erivan Bandini, um dos Sócios Diretores da Box ideias, entender o que é convergência midiática é fundamental nos dias de hoje. “Existem muitos canais de comunicação, isso faz com que um negócio ou pessoa esteja em vários lugares ao mesmo tempo, aumentando a chance dela ser encontrada. Sendo essencial conhecer cada rede social para se comunicar de uma forma exata”, explica Erivam.

Isso significa que as empresas devem se adaptar às formas de comunicação de seus clientes e do mundo digital. Atualmente existem muitas plataformas, cada uma delas podem ser eficazes em entregar informações valiosas sobre o serviço ou produto. Segundo uma pesquisa realizada pela ComScore, uma empresa que faz a avaliação de mídia, mostrou que a penetração de conteúdo entre usuários únicos em redes sociais no Brasil alcança 97% das pessoas, superando países como China, Índia e Estados Unidos.

O número de usuários que acessam a rede regularmente, considerando a população mundial, se aproximou da marca de 5 bilhões de pessoas em janeiro de 2022, segundo o estudo Digital 2022: Global Overview Report, publicado pela Datareport, empresa de reports digitais.

O avanço da convergência midiática é influenciada pela constante interação dos internautas e pelas plataformas, assim como o Facebook. O FB surgiu em 2004, por Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin, Andrew McCollum e Chris Hughes. Durante os anos, o FB se tornou a maior do mundo, fascinando o público com ferramentas interativas e dinâmicas. Era nítido o progresso, que já em 2012, o Facebook comprou o Instagram por um bilhão de dólares. Em 2014, adquiriu o WhatsApp por 16 bilhões, e até 2019, o Facebook já havia adquirido 70 empresas.

A concepção de convergência midiática foi criada em 2006, pelo pesquisador norte-americano Henry Jenkins, que parte da ideia da conexão da mídia de massa com a tecnologia digital em evolução constante, até que as duas fiquem cada vez mais integradas conforme o tempo passa.

Com a evolução da convergência, as redes sociais têm papel fundamental na vida das pessoas e das empresas. A pesquisa Report Digital 2022, feita em parceria pela We are Social, uma agência de publicidade, e o Hootsuite, um site especializado na gestão de marcas na mídia social, revelou o ranking das redes sociais mais populares:

 

  1. WhatsApp

  2. Youtube

  3. Instagram

  4. Facebook

  5. TikTok

 

Em especial ao mês de aniversário do Facebook, Erivam Bandini, Sócio Diretor da Box Ideias, cita 3   dicas para tornar a sua conta pessoal ou profissional mais atraente. Confira:

1. Entenda o formato de comunicação que o público mais consome: Por exemplo, o consumo de vídeo vem crescendo, segundo o estudo Inside Vídeo, da Kantar IBOPE Media, houve um crescimento de 84% no consumo desse formato de conteúdo nos últimos 3 anos;

2.Use hashtags estratégicas: As hashtags são a forma de fazer com que conteúdos cheguem a um número maior de pessoas que buscam por algum assunto, produto ou serviço mais segmentado;

3. Foque na identidade visual: A identidade visual da sua empresa ou do seu perfil precisa ser consistente, e passar credibilidade e confiança.

Conteúdo Relacionado