fbpx

Meia 92

sábado, 18 de maio de 2024

Grupo Boticário inicia nova fase do projeto “Batom Inteligente”

link

Para atender às necessidades mapeadas durante testes com voluntários, o Grupo Boticário, em parceria com o CESAR e a startup Neurobots, inicia, neste mês, o desenvolvimento do segundo protótipo do “Batom Inteligente”. O objetivo é realizar o aperfeiçoamento tecnológico e funcional do equipamento.

Tecnologia pioneira e inovadora, “Batom Inteligente” utilizará inteligência artificial e será capaz de aplicar o batom automaticamente, sem borrar, respeitando os limites do lábio, diferenciando-o com precisão. O dispositivo eletrônico permitirá que pessoas com deficiência visual ou com limitação motora nos membros superiores, possam usar batom sem qualquer dificuldade ou erro de contorno com o simples acionamento de um botão.

 

Nesta nova fase, o Grupo Boticário inicia também a parceria com a startup Neurobots – expert em inteligência artificial e visão computacional que oferece soluções tecnológicas para reabilitação motora de pacientes de AVC — para o aprimoramento do device. O objetivo é buscar soluções que ofereçam maior precisão da aplicação do batom de forma independente e novos métodos de visão computacional para mapeamento dos lábios. Além disso, o time de Design do GB trabalhará no aprimoramento funcional e visual do aparelho, contribuindo para que o protótipo se aproxime da versão ideal para testes em consumidores.

“Estamos muito contentes de termos chegado a mais uma fase do Batom Inteligente. Esse é um projeto realizado em muitas frentes de atuação, com participação dos nossos times internos, parceiros e consumidores. Todos estão de alguma forma contribuindo para o desenvolvimento desse equipamento que visa proporcionar mais inclusão e acessibilidade no mercado de beleza e cosméticos”, celebra Gustavo Dieamant, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário.

Com previsão de início neste mês, o desenvolvimento do novo protótipo deve ser finalizado em seis meses. “Neste novo momento vamos aumentar o nosso banco de dados, a fim de obtermos diferentes imagens de lábios de diversas etnias e formatos para tornarmos a nossa inteligência artificial mais robusta e capaz de diferenciar e aplicar o batom com maior precisão”, explica Dieamant.

Com duas patentes depositadas, “Batom Inteligente” é resultado de pesquisas realizadas nos últimos anos pela equipe de Pesquisa e Desenvolvimento em parceria com a área de Tecnologia e suporte do time de Diversidade do Grupo Boticário, em colaboração com a área de inovação do CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife).

E como o batom inteligente vai funcionar?

Através de uma foto e utilizando inteligência artificial, o sistema reconhecerá o lábio e enviará as coordenadas para a aplicação. A partir daí, a máquina aplicará o batom escolhido com precisão. Ainda em testes, o aparelho terá indicações sonoras e visuais para sinalizar o início e o final da aplicação, para auxílio ao posicionamento do rosto e um display inteligente. A equipe de desenvolvimento do produto tem estudado outros mecanismos para torná-lo o mais acessível possível.

Conteúdo Relacionado