fbpx

Meia 92

sábado, 24 de fevereiro de 2024

Cada Lata Conta retorna à Sapucaí e busca mais uma nota 10 em sustentabilidade

lata

Pelo segundo ano consecutivo, programa mundial de educação ambiental e catadores do Rio de Janeiro estarão no desfile das escolas de samba conscientizando os foliões sobre a sustentabilidade da lata de alumínio para bebidas e garantindo 100% da sua reciclagem

Entre os dias 17 e 20 e no dia 25 de fevereiro, o Rio de Janeiro estará ainda mais colorido e alegre com o desfile das escolas de samba na Marquês de Sapucaí. Tudo a ver com a embalagem mais moderna, inovadora e sustentável, a lata de alumínio para bebidas. A maior festa popular do planeta terá mais uma vez a participação do programa internacional Cada Lata Conta, que conscientiza as pessoas sobre a sustentabilidade pelo melhor exemplo que temos de economia circular, o da latinha.

Coordenado pela Abralatas – Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio, o Cada Lata Conta estará com estrutura profissional montada no Sambódromo para coletar, separar e destinar 100% das latinhas para a reciclagem. Toda ação é realizada em parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa); o SESC; a consultoria especializada em sustentabilidade Pólen; e as Redes cariocas de cooperativas de catadores de materiais recicláveis Recicla Rio, Movimento e Febracom.

Com mais de 100 catadores, o objetivo é superar a marca de oito toneladas de latinhas coletadas do ano passado e conscientizar um número cada vez maior de foliões sobre a importância da sustentabilidade nas nossas escolhas na hora de consumir e o descarte correto da latinha.

“Como no ano passado, serão cinco dias de atividades intensas para que tenhamos um Carnaval sustentável na Sapucaí. Contamos com o importante trabalho dos catadores do Rio para educar os foliões e reciclar 100% das latinhas”, destaca o presidente executivo da Abralatas, Cátilo Cândido. “O desfile das escolas de samba é famoso mundialmente pela sua alegria que contagia milhares de foliões. Temos agora o desafio de torná-lo também conhecido como a festa mais sustentável do planeta, assim como a latinha”, conclui.

Reciclagem

Há mais de 15 anos o Brasil mantém uma média de reciclagem de 95% das latas de alumínio, tendo alcançado o recorde de 98,7% e mais de 30 bilhões de unidades recicladas em 2021. O Brasil é o 3º maior produtor mundial de latinhas, com fábricas instaladas em todas as regiões. Um setor preparado para expandir e atender as exigências do consumidor moderno e consciente, que valoriza produtos e embalagens sustentáveis.

Neste segundo ano na Marquês de Sapucaí, o Cada Lata Conta estará com uma estrutura profissional instalada no Sambódromo, pronta para coletar, separar, pesar, armazenar e destinar corretamente todas as latinhas para a reciclagem.

“É uma ação importante e que temos orgulho de participar. Além de conscientizar as pessoas, estamos protegendo o meio ambiente, promovendo inclusão social e gerando renda para dezenas de catadores. Somos os maiores especialistas em reciclagem e parabenizamos iniciativas responsáveis como essa”, comenta Claudete Costa, presidente da Rede Movimento e uma das coordenadoras da ação.

Cada Lata Conta

Every Can Counts, ou Cada Lata Conta no Brasil, é um programa internacional de conscientização ambiental e promoção da reciclagem da lata de alumínio para bebidas, que está presente em 19 países da Europa há 12 anos. No Brasil, foi lançado em 2021 e está sob a coordenação da Abralatas.

 

Conteúdo Relacionado