fbpx

Meia 92

terça-feira, 25 de junho de 2024

VIDA BILÍNGUE – A menina que “devorava” livros

bilingue cor

Era uma vez uma menina que devorava livros. Aliás, essa é uma menina que ainda devora livros! E ama livros! Seu nome é Gabriela Tortora, e eu tive o privilégio de ser sua English teacher por oito produtivos anos. Sem exageros, a Gabi é uma maratonista na arte da leitura (te cuida, Karnal!)

Só para dar um exemplo da sua paixão por livros, nesse último período de férias (dezembro e janeiro), a Gabi devorou nada menos do que 36 livros!!!  Trinta e seis! Tanto edições em português quanto em inglês.

A Gabi (pra mim será sempre Gabi) tem 16 anos e começou a estudar inglês comigo aos 8 anos de idade, no módulo Kids. Neste mês de janeiro de 2023, ela concluiu o último módulo, o Advanced, fazendo uma apresentação oral de 10 minutos sobre o tema “How books can change lives” (Como livros podem mudam vidas).

Aproveitei a ocasião e fiz uma pequena entrevista com ela, pra saber como o inglês tem contribuído nessa jornada de leituras e em sua vida de modo geral.

Gabi, com que idade você leu o seu primeiro livro em inglês?

Gabi: Em 2018, com 12 anos, foi quando eu li meu primeiro livro em inglês.

 De que forma aprender inglês impactou sua vida e o seu universo de leituras?

Gabi: Bem, o inglês impactou positivamente minha vida, no geral, de uma forma tridimensional. Quando comprei meu primeiro livro em inglês, e li, percebi que várias portas se abriram para o meu universo de leituras. A partir desse dia, me senti confiante para ler livros que queria muito, que por exemplo, ainda não foram lançados aqui no Brasil.

Como você definiria a contribuição da leitura no aprendizado de um segundo idioma?

Gabi: A leitura contribui muito no aprendizado de um segundo idioma. Eu como estudante, incorporando a leitura no meu dia a dia, consegui perceber que o exercício da leitura aumentou a minha confiança na hora de escrever e até mesmo de me expressar em um novo idioma.

 Pra quem pensa em aprender inglês, mas ainda não deu o primeiro passo, qual a sua dica?

Gabi: Primeiramente, para quem está pensando em aprender inglês, é importante saber que para praticar e melhorar o seu domínio do idioma deve-se haver comprometimento, dedicação e muita disposição. Minha dica pessoal é: confie em si mesmo, dê o primeiro passo, siga em frente e não desista! Persista! Leiam livros/textos, ouçam músicas e assistam filmes, também. Tudo isso ajuda muito durante todo o processo!

  A Gabi quer ser jornalista. Em 2022 ela prestou o vestibular para jornalismo da Faculdade Cásper Líbero como treineira. E passou! Mas vai seguir 2023 no último ano do ensino médio mesmo, pois ainda precisa concluir essa etapa dos estudos para poder ingressar no ensino superior.

Alguém aí tem alguma dúvida da jornada de sucesso que aguarda a Gabi?

Em links dos sites Skoob e Goodreads você pode encontrar livros que a Gabi leu e avaliou.

📖 Skoob: https://www.skoob.com.br/usuario/5498899-gabi–tortoraxyz

📚 Goodreads: https://www.goodreads.com/user/show/112830557

Denise Domingues é jornalista, graduada em História

e atua como English teacher desde 2005.

Está no mercado como profissional independente desde 2011.

@teacher_domingues_denise

Conteúdo Relacionado