fbpx

Meia 92

sábado, 18 de maio de 2024

O que você precisa saber sobre Drenagem Linfática

WhatsApp Image 2023-01-29 at 15.45.50

Você sabe realmente o que é uma drenagem linfática? Muitas pessoas conhecem o procedimento como massagem linfática, o que é um erro. A drenagem linfática tem como objetivo aumentar o volume e a velocidade da linfa a ser transportada pelos vasos e ductos linfáticos.

Também é errado dizer que a drenagem é um procedimento doloroso, pelo menos, não deveria ser, explica a enfermeira e especialista em Estética, Adriana Azevedo. Ela lembra que os vasos linfáticos são finíssimos e se fizermos pressão sobre eles os mesmos irão colabar. “A proposta é drenar a linfa por meio de manobras que imitem o bombeamento fisiológico.”
Adriana lembra que o organismo humano é todo irrigado por vasos sanguíneos, vasos estes que transportam sangue rico em oxigênio e nutrientes para todo o corpo e removem resíduos. Os principais vasos sanguíneos sao: artérias, veias e capilares(os menores vasos sanguíneos)

Os vasos linfáticos estão localizados por todo o corpo, são maiores que os capilares e menores que as menores veias, por eles corre um líquido chamado linfa ( rica em proteína, minerais e nutrientes). Os vasos linfáticos drenam a linfa dos tecidos por todo o corpo e devolvem o excesso de líquido para o sistema venoso.

Os linfonodos são o centro de coleta para a linfa. “Toda a linfa passa por esses pequenos órgãos onde é filtrada e todas as partículas estranhas são removidas”, explica a especialista. A pele é o maior órgão do corpo humano, cobrindo toda a sua superfície e representa de 8 a 16% do peso total do corpo e possui funções que são vitais para o nosso organismo, e sob ela estão localizados os linfonodos e os vasos linfáticos.

O volume de fluidos que chega aos tecidos é muito maior e mais intenso que o de saída, Assim, há excesso de líquido no espaço entre as células, que é, então, reabsorvido pelos capilares linfáticos.
“A drenagem favorece a eliminação de toxinas do organismo, assim como auxilia no aumento da oxigenação dos tecidos, aumenta a absorção de nutrientes por meio do trato digestório, aumenta a quantidade de líquidos a ser eliminada e melhora as condições de absorção intestinal”, diz.

É um procedimento fundamental no pós- operatório de cirurgia plástica, cirurgia Bariátrica, na gestação e pós parto. Também é muito útil para pessoas que tem retenção de líquidos, inchaço, linfedema , dentre outros. “O mais importante é verificar se o profissional escolhido para realizar o procedimento é qualificado para tanto. Não é normal ficar dolorida ou com manchas roxas após o procedimento”, alerta Adriana.

Adriana Azevedo

Enfermeira e especialista em Estética

https://www.instagram.com/esteticaazv/

Conteúdo Relacionado