fbpx

Meia 92

sábado, 18 de maio de 2024

Confira dicas de cuidados com idosos no verão

Freepik (2)

A estação mais quente do ano chegou e com ela alguns alertas, principalmente para os idosos, já que a partir da terceira idade o organismo começa a apresentar menor capacidade de adaptação à altas temperaturas, o que pode gerar desidratação e hipertermia. Para manter a qualidade nessa etapa da vida sem deixar de aproveitar os lindos dias que só o verão proporciona, a coordenadora técnica da Home Angels, rede de cuidadores de pessoas supervisionadas, Janaína Rosa, listou algumas dicas que podem ajudar no cuidado com os idosos durante o período.

Protetor solar: A exposição exagerada ao sol é perigosa e traz riscos à saúde de qualquer pessoa, sobretudo ao idoso. Por terem pele mais sensível, pessoas da terceira idade estão mais suscetíveis a doenças e inflamações, por isso o uso do protetor solar é imprescindível. “O ideal são 15 minutos diários de exposição ao sol, entre 10h e 10h30 ou 15h e 15h30, já que neste período há maior incidência de raios ultravioletas e, ao mesmo tempo, auxiliam na produção de vitamina D, sem agredir a pele da pessoa idosa. É importante, porém, a reaplicação do filtro solar ao longo do dia”, destaca a coordenadora.

Hidratação: A água é fundamental para o bom funcionamento dos órgãos e para a regulação da temperatura corporal. “Criar o hábito de ingerir líquidos antes mesmo de esperar ter sede é importante para que o idoso não corra riscos de desidratação. Por isso, o estímulo de ingestão de hora em hora, em pequenas quantidades, é um forte aliado para a hidratação correta, principalmente em dias mais quentes”, afirma Janaína.

Alimentação balanceada: Essencial em qualquer estação do ano, o cuidado com a alimentação deve ser ainda mais específico no verão. “O consumo de alimentos leves, de fácil digestão e que contenham bastante líquido deve ser prioridade. Refeições com fartura em legumes, verduras e frutas são essenciais para manter a energia e hidratação do corpo nesta época do ano em que o calor é predominante”, afirma.

Roupas leves: As altas temperaturas aumentam a transpiração, por isso é essencial optar por tecidos leves e confortáveis. “Atentar-se aos calçados também é importante. No calor, alguns idosos apresentam inchaços nos pés e calçados confortáveis são os indicados para que não haja desconforto ou até ferimentos”, completa a coordenadora.

Conteúdo Relacionado