Meia 92

20 de outubro: Dia Nacional da Filantropia celebra o Voluntariado em evento na capital paulista

WhatsApp-Image-2023-10-11-at-16.46.49

No dia 20 de outubro, das 10h às 12h, o Auditório MackGraphe da Universidade Mackenzie, localizado na Rua da Consolação, 930, em São Paulo, será palco de um evento especial em comemoração ao Dia Nacional da Filantropia. A data, estabelecida pela Lei nº 13.925/2019, tem como objetivo dar visibilidade ao setor filantrópico e à prática da filantropia no Brasil, que envolve mais de 16 milhões de voluntários e contribui para o desenvolvimento social e a redução das desigualdades no país.

O evento será uma oportunidade para celebrar o verdadeiro significado da filantropia – um profundo amor à humanidade – e incentivar a sua prática constante tanto por parte das organizações quanto dos cidadãos. Além disso, o evento marcará o lançamento do projeto “Filantropia na Cidade”, uma iniciativa liderada pelo Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF), em colaboração com a Prefeitura Municipal de São Paulo, a Universidade Presbiteriana Mackenzie e o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp). O projeto visa estimular a participação ativa de cidadãos em ações de responsabilidade social e voluntariado que beneficiem as comunidades locais, e acontecerá em outubro de 2024.

A celebração deste dia proporcionará uma plataforma para a troca de ideias, experiências e estratégias sobre como fortalecer a cultura solidária e a colaboração em nossa sociedade. “O evento é uma oportunidade valiosa para reconhecer o trabalho das organizações filantrópicas e dos voluntários que fazem a diferença na vida de milhões de pessoas no Brasil. Também é uma ocasião para convidar todos os cidadãos a se engajarem em causas sociais e a contribuírem para a construção de um mundo melhor”, disse Custódio Pereira, presidente do FONIF.

No Brasil, o setor filantrópico é composto por hospitais, ambulatórios, escolas, universidades, centros de acolhimento, lares de idosos, associações de defesa de direitos sociais, entre outras atividades. A lista é longa, mas o que todas as instituições têm em comum é o compromisso em prestar serviços para a população que mais precisa. De acordo com a pesquisa “A Contrapartida do Setor Filantrópico no Brasil”, em 2020, coube às 27.384 instituições filantrópicas detentoras da Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS) a tarefa de realizar 230 milhões de procedimentos hospitalares; conceder quase 800 mil bolsas de estudo na Educação Básica e no Ensino Superior e disponibilizar mais de 625 mil vagas para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

 

*PROGRAMAÇÃO*

9h20 às 10h: Welcome Coffee

10h – Boas-Vindas

10h10 – Prefeito Ricardo Nunes e Dep. Federal Antonio Brito

10h20 – Lançamento do projeto “Filantropia na Cidade

10h35 – Engajamento e mobilização: o poder transformador do trabalho voluntário 

Daniel Morais
Fundador da plataforma Atados,que conecta pessoas interessadas em ser voluntárias com demandas de ONGs e possui uma rede de 3000 ONGs e 200 mil voluntários. Premiado com o Prêmio Empreendedor Social da Schwab Foundation e da Rede Folha (2014), Visão de Sucesso da Endeavor (2013), Romney Awards (2016), Prêmio UBS Visionaris (2019), Points of Light Awards Covid-19 Solutions (2020) e incubado pela Fundação Fenômenos (2013)

11h10 – Como engajar os colaboradores em trabalhos voluntários? 

Joer Batista
Gerente de Responsabilidade e Filantropia do Instituto Presbiteriano Mackenzie

11h30 – Bate-papo palestrantes

Mediação de Carmem Murara, Diretora de Comunicação do FONIF e Diretora de Relações Institucionais do Grupo Marista

12h – Encerramento

Conteúdo Relacionado

Rolar para cima